Rede estadual terá programa de combate à evasão escolar

Iniciativa será destinada aos estudantes com mais de 30% de faltas às aulas
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Rede estadual terá programa de combate à evasão escolar

A lei 9.081/20, que autoriza a criação do programa “Células Motivadoras” - cujo objetivo é prevenir e combater o abandono escolar na rede pública estadual de educação - foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada pelo Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira, 11. A nova lei determina que é considerado aluno com risco de evasão escolar aquele que atingir 30% do limite das faltas permitidas no ano letivo, seguindo as recomendações da Lei de Diretrizes e Bases de Educação (LDB) - lei federal 9.394/96. 

Autor da medida, o deputado estadual Danniel Librelon (Partido Republicanos) afirma que a suspensão das aulas devido a pandemia do coronavírus aumentou o risco de abandono e evasão escolar. As “Células Motivadoras” serão núcleos de monitoramento, apoio e conscientização dos alunos em risco de abandono escolar, formados por professores, estudantes, membros da gestão escolar e do Conselho Tutelar. Cada unidade escolar será responsável por criar sua própria célula. Elas promoverão projetos interdisciplinares de motivação dos alunos, palestras e debates sobre evasão escolar, além de criarem grupos voluntários com o objetivo de monitorar e acompanhar os alunos que tenham risco de abandono.

Ainda segundo a norma, as células deverão analisar os dados de frequência escolar mensalmente e fazer uma notificação personalizada aos alunos em risco de abandono. A notificação deve destacar a importância social da escola e a relevância que a presença do estudante tem para toda a comunidade escolar. O Poder Executivo deverá regulamentar a norma através de decretos.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra