Raul Sertã: licitação para fornecimento de quentinhas impugnada

Marcado para esta sexta-feira, o certame previa fornecimento de alimentação por um ano
sexta-feira, 16 de dezembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A licitação visando a contratação pela Prefeitura de Nova Friburgo de uma empresa para o fornecimento de alimentação para pacientes, funcionários e acompanhantes do Hospital Municipal Raul Sertã, marcada para esta sexta-feira, 16, foi impugnada. Com valor de R$ 15,7 milhões, o certame previa o fornecimento de quentinhas por um ano.

Atualmente, o fornecimento da alimentação já pronta para o Hospital Raul Sertã está sendo feito através de um contrato emergencial da prefeitura com a empresa friburguense Kitchen Comércio e Indústria Ltda. Pelo valor de R$ 4.200.814,25, a empresa está prestando o serviço desde 5 de novembro e tem contrato em vigor pelo prazo de seis meses, devendo, portanto, ser encerrado em maio do ano que vem.

Questionada sobre a enorme diferença de valores, a prefeitura informou através de nota que “essa diferença deve-se ao fato que um contrato é emergencial e o outro é um certame licitatório. Cabe reforçar que o município só pode abrir um contrato emergencial com um processo licitatório em curso. Em relação aos valores, eles fazem parte do sistema de cotação de preços.”

A VOZ DA SERRA também questionou a prefeitura sobre a necessidade de contratação de uma empresa para fornecimento de quentinhas por um ano, já que a cozinha do Hospital Raul Sertã está sendo reformada. Em nota, a prefeitura informou que “a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a obra no início de novembro e concluiu a etapa do refeitório no mesmo mês. 

O trabalho segue em parceria com a iniciativa privada para entregar ao principal hospital da região uma cozinha que cumpra as normativas vigentes e que atenda satisfatoriamente os usuários. Como a obra foi realizada por doação, os valores monetários ficam a cargo do doador, sendo assim, a prefeitura não tem acesso a essa informação.”

Sobre a suspensão da licitação feita nesta sexta-feira, 16, a prefeitura informou que “o processo público segue junto à Procuradoria Geral do Município para análise e após conclusão, uma nova data será agendada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística.”

Empresa contratada emergencialmente 

Em novembro a empresa friburguense Kitchen Comércio e Indústria Ltda foi contratada emergencialmente para fornecer quentinhas destinadas a pacientes internados, funcionários e outros autorizados a fazer as refeições no Hospital Municipal Raul Sertã. O serviço começou no dia 5. Na ocasião, a prefeitura informou a necessidade de fazer o contrato emergencial, porque, segundo ela, antes da finalização do contrato anterior, foi iniciado um novo processo licitatório para a contratação de outra empresa. Mas, a licitação foi também impugnada. 

Segundo ainda a prefeitura, são necessárias cerca de cinco mil refeições diárias para alimentar todos que têm direito no Hospital Raul Sertã.

A qualidade dos alimentos fornecidos pela Kitchen vem sendo alvo de reclamações. Parentes de pacientes internados se queixam ainda das dietas que não são seguidas, que a comida é entregue fria e é de má qualidade.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: