Presidente da CDL e do Sincomércio vê setor forte na geração de empregos na cidade

Comércio criou 306 novas vagas em novembro, superando demais ramos
sexta-feira, 06 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Presidente do Sincomércio de Nova Friburgo, Braulio Rezende (Foto: Arquivo AVS)
Presidente do Sincomércio de Nova Friburgo, Braulio Rezende (Foto: Arquivo AVS)

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, credita o bom desempenho do comércio na oferta de empregos no fim de 2022 a vários fatores, em especial à força do setor na economia do município e à atuação das entidades de classe na busca pelo desenvolvimento constante das empresas. 

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o comércio foi o segmento que mais criou vagas em novembro do ano passado — 306, suplantando abril, mês que gerou o resultado positivo de 144 novas oportunidades de trabalho. 

“O Caged destaca o comércio como uma das molas-mestras da nossa economia. Pelas nossas entidades, nos dedicamos a fomentar cada vez mais o setor, com iniciativas em frentes diversas”, observa Braulio. 

Ele ressalta que dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), departamento da CDL, confirmam que Nova Friburgo se consolida como centro de compras da região e atrai consumidores dos municípios vizinhos em número expressivo, com mais intensidade em dezembro. 

Rezende lembra que, graças a acordo com o Sindicato dos Empregados, perto do Natal, as lojas ganham autorização para estender expediente, enquanto na maioria dos locais o comércio está fechado. 

“Todo ano, solicitamos ao 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e à 151ª Delegacia de Polícia (DP) policiamento ostensivo nas ruas, e a segurança consiste numa condição extra para conquistar consumidores de cidades diferentes, inclusive distantes daqui. Ainda contamos com projeto de Natal realizado pelo Sesc RJ, que em 2021 e 2022 movimentou Nova Friburgo com eventos culturais de qualidade”, detalha.

Outro aspecto relevante, na opinião do presidente da CDL e do Sincomércio, diz respeito às vagas provisórias oferecidas pelo comércio no período de Natal. “A experiência demonstra que grande parte dos trabalhadores com contrato temporário se torna efetiva em janeiro”, assegura. 

O levantamento do Caged apontou que a quantidade de vagas disponibilizadas pelo comércio da cidade em novembro último cresceu 162% na comparação com igual mês de 2021, quando o segmento gerou mais 188 postos de trabalho. O comércio ultrapassou o ramo de serviços, que criou 156 vagas; na sequência, surgiu agropecuária, com uma a mais. Indústria, com menos 22 postos, e construção, com menos um, fizeram mais demissões do que admissões em novembro. 

Braulio Rezende anuncia que, em 2023, a CDL e o Sincomércio irão lançar programa de qualificação profissional, com investimentos em cursos de treinamento e reciclagem para funcionários do comércio. “Queremos preparar nossa mão de obra para melhorar o atendimento aos clientes e até mesmo a gestão interna dos negócios”, destacou.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: