Polo Metal Mecânico: setor é o segundo maior empregador da região

Com regime diferenciado do ICMS, expectativa é atrair novas empresas e aumentar vagas de trabalho
sexta-feira, 13 de janeiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O polo metal mecânico é de grande importância para Nova Friburgo e a região Centro-Norte fluminense. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico do município (Sindmetal), Mauro Pereira Alvim, o setor hoje, só perde em geração de empregos para as prefeituras de algumas cidades, como Nova Friburgo, Cordeiro, Bom Jardim e Sumidouro. “Só em Nova Friburgo, são quase sete mil empregos diretos gerados pelas indústrias metal mecânicas. Na região, a estimativa é que o setor mantenha hoje 120 mil empregos diretos e indiretos”, disse ele. Além disso, o Polo Metal Mecânico do Centro-Norte Fluminense tem cerca de 243 estabelecimentos.

Nova Friburgo é conhecida mundialmente como o maior polo fabricante de cadeados e fechaduras da América Latina, fornecendo esses produtos para toda a América do Sul. Mas, a indústria metal mecânica da região não produz só cadeados e fechaduras. “Nossas indústrias também produzem máquinas e equipamentos industriais, além de peças, que são confeccionadas aqui para diversos produtos. Tudo isso também abastece empresas de toda a América do Sul”, explicou Mauro.

(Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico do município (Sindmetal), Mauro Pereira Alvim)

Com a volta do regime diferenciado do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em dezembro passado, depois que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu pela constitucionalidade da lei 8960/20, que concede incentivos tributários para o setor, a tendência é o aumento de empresas e vagas do setor na região. “A lei volta, então, a ter validade depois de ter sido suspensa por uma liminar em 2021. Com isso, existia concorrência desleal comparando-se com outros estados”, explicou ele.

O presidente do Sindmetal ainda informou que “com a equiparação do ICMS com outros estados, quem está enquadrado também consegue comprar matéria prima com diferimento de ICMS, proporcionando uma compra economicamente mais competitiva.”

Benefícios da lei

Com a implementação da lei 8.960/20 e adesão pelos contribuintes, as indústrias de metalurgia e siderurgia contarão com uma tributação mais simples, de 3% na saída sobre o valor faturado, além da possibilidade de aquisição de alguns bens com diferimento, o que beneficia o fluxo de caixa. Na prática, indústrias que aderirem ao benefício ganharão competitividade perante outros estados.

“Isso impacta diretamente não só nas indústrias, mas em toda a comunidade. Temos aqui escolas técnicas com cursos direcionados ao setor metal mecânico, formando mão de obra qualificada. Com o benefício fiscal, conseguimos maior competitividade, consequentemente, aumento de venda e produção, que geram novos postos de trabalho para esses profissionais”, relatou o presidente do Sidmetal de Nova Friburgo.

Além disso, com a publicação da lei, em 2020, diversas empresas beneficiadoras do aço que migraram para os estados de São Paulo e Minas Gerais começam a se estruturar para retornar com as suas atividades no Estado do Rio de Janeiro.

Essa lei, resultado do pleito que faz parte do "Programa de retomada do crescimento do Estado do Rio de Janeiro em bases competitivas", apresentado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) à Assembleia Legislativa (Alerj),  em junho de 2020, é mais um instrumento na tentativa de uma retomada da econômica do Rio de Janeiro.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: