PM amplia viaturas com câmeras e sistema de reconhecimento facial

Meta é chegar a 650 equipamentos no Grande Rio e interior
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Secretaria estadual de Polícia Militar está expandindo o Sistema de Videomonitoramento e Reconhecimento Facial para mais áreas da região metropolitana e interior do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, o sistema conta com 150 licenças, que viabilizam a utilização do mesmo número de câmeras simultaneamente. O comando da corporação já colocou em curso um planejamento para a aquisição de mais 500 licenças, o que expandirá o sistema para 650 câmeras em funcionamento.

“O Sistema de Reconhecimento Facial tem se mostrado um grande aliado em nossa estratégia preventiva de policiamento. A capacidade de analisar um número vasto de possibilidades otimiza muito o trabalho das equipes, principalmente em áreas de maior circulação de pessoas e grandes eventos. Apesar de ser uma etapa preliminar, que propicia as conduções às delegacias, a ferramenta tem se mostrado muito importante em nosso pacote de investimentos tecnológicos”, destaca o secretário estadual da PM, coronel Luís Henrique Pires.

O processo para a expansão do sistema prevê um investimento de cerca de R$ 3 milhões, com uma licitação com previsão de conclusão de cerca de seis meses. Também está no pacote a compra de mais cinco servidores específicos para comportar o aumento da rede de monitoramento.

A aquisição das novas licenças e câmeras estenderia o sistema não apenas na capital, mas também a regiões definidas estrategicamente no interior do Estado do Rio. Vale ressaltar que, desde sua implantação, no Réveillon 2024, o Sistema de Videomonitoramento e Reconhecimento Facial detectou 27 pessoas com mandados de prisão em aberto, sendo 11 durante as festividades de Carnaval.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: