Pipas: um perigo para a rede elétrica

Só no ano passado, mais de sete mil friburguenses tiveram a energia interrompida devido a acidentes
quinta-feira, 19 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Janeiro, mês de férias de escolares, período em que a criançada está em casa, cheia de energia e com mais tempo disponível para se divertir. Para os pais que estimulam brincadeiras ao ar livre, a orientação é sobre a escolha do lugar: parques e campos abertos, longe da rede de energia, são os mais recomendáveis. Isso porque evita acidentes, que podem ser fatais, e a interrupção do fornecimento de energia. Em 2022, foram registradas pela concessionária Energisa cerca de 20 ocorrências causadas por pipas que se prenderam à rede elétrica, interromperam o fornecimento de energia de mais de sete mil clientes em Nova Friburgo.

Empinar pipas é uma brincadeira muito comum nessa época do ano, como mostrou o Caderno Z de A VOZ DA SERRA do último fim de semana, mas quando realizada próximo à rede elétrica pode trazer riscos. “As pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas na fiação e postes de energia. Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar a concessionária o mais rápido possível para evitar acidentes. Apenas os profissionais autorizados e equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica. O uso de materiais cortantes como linha chilena e o cerol, também não é indicado, já que podem provocar graves acidentes”, explica o gerente da Energisa Minas Rio, Anderson Rabelo.

Reformas de casas, outro risco 

Nesta época do ano, muitas famílias também aproveitam para ficar em casa e fazer reformas. Mesmo sendo um assunto que merece atenção, a Energisa reforça a necessidade de manter o distanciamento seguro da rede elétrica. Isso porque, nas construções e reformas, não é raro encontrar improvisos que colocam em risco a segurança tanto para quem trabalha na obra como para os moradores. 

Por isso, a concessionária de energia promove o projeto ‘Parada da Segurança’, para alertar os profissionais da construção civil sobre os perigos de manusear equipamentos perto da rede de energia, além de orientar crianças e adolescentes para soltar pipa longe da rede elétrica. Nessas visitas, os funcionários da empresa orientam sobre a importância do uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e a necessidade do distanciamento seguro da rede elétrica. 

Somente no ano passado, a Energisa identificou mais de 20 obras que apresentavam risco em Nova Friburgo, além de conscientizar proprietários de imóveis e profissionais da construção civil. Em casos de risco grave de acidente, as equipes da concessionária recomendam a paralisação da obra, reforçando a necessidade de conformidade às normas de segurança.

As ocorrências na rede elétrica com construção civil são causadas por equipamentos e materiais que encostam ou caem na rede de elétrica, o que podem provocar graves acidentes, além da interrupção de energia. “Nem todos sabem, mas um acidente pode acontecer mesmo sem haver o contato direto dos equipamentos com os fios. A proximidade de um equipamento ou ferramenta de trabalho com a rede pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando lesões ou até a morte do profissional”, acrescenta Rabelo.

Dicas para uma reforma ou construção segura

  • Mantenha distância mínima de dois metros da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, vergalhões e escadas e também nas construções e manutenções de telhados;

  • Nunca tente retirar materiais que tenham caído sobre ou estejam em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade provocando acidentes;

  • Ao realizar pintura de fachadas, evite o uso de extensores nos cabos, pois eles poderão se aproximar ou tocar a rede elétrica;

  • A colocação de andaimes deve ser planejada e com distância segura da rede elétrica;

  • Na instalação ou conserto de antenas, cuidado com a rede elétrica: escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. 

  • Em caso de dúvidas, entre contato com a Energisa pelos canais de atendimento: aplicativo para celular Energisa On; Whats App da Gisa- (32) 9 8426-1352 (assistente virtual da Energisa); site: www.energisa.com.brou o call center – 0800 032 0196.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: