Parque Municipal Juarez Frotté tem qualidade da água excelente, aponta estudo

Por outro lado, em um ponto do Córrego Dantas, onde as mesmas técnicas foram aplicadas, a qualidade da água foi considerada ruim
sexta-feira, 06 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) possui um programa de educação ambiental que realiza o monitoramento da qualidade da água na região. 

No mês passado, alguns rios de Nova Friburgo foram monitorados. No rio Cascatinha, localizado no Parque Municipal Juarez Frotté, ficou constatado que a qualidade da água é excelente. Uma ótima notícia, sobretudo por se tratar de um espaço de balneabilidade. Por outro lado, em um ponto do Córrego Dantas, onde as mesmas técnicas foram aplicadas, a qualidade da água foi classificada como ruim.

O projeto de educação ambiental do CBH-R2R consiste em avaliar a qualidade da água utilizando a fauna de invertebrados aquáticos encontrados no rio. Ou seja, esses animais atuam como bioindicador de qualidade da água e, dependendo das espécies encontradas, é possível classificar a qualidade daquele rio.

Toda a metodologia foi desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa em Saúde Ambiental (Lapsa) da Fiocruz, e são as pesquisadoras-técnicas da própria Fiocruz que estão executando o programa, que será promovido por cinco anos na região.

E a primeira turma a se formar é constituída por profissionais técnicos de instituições da região, como as prefeituras de Nova Friburgo e de Bom Jardim, Emater, Fiperj, professores, dentre outros. Essa turma tem o objetivo de formar os multiplicadores que darão apoio nos cursos a serem realizados em seguida com a população em geral. 

Essa turma de multiplicadores foi iniciada em setembro de 2022 com aulas teóricas. Em dezembro tiveram início as aulas práticas, ocasião em que os rios Cascatinha e Córrego Dantas foram monitorados. 

Nesta primeira semana de 2023, foram mais dois dias de campo para as atividades práticas. Na quarta-feira, 4, a turma monitorou o rio Cardinot em dois pontos da localidade. Já nesta quinta-feira, 5, a prática repetiu o monitoramento no rio Cascatinha, no Parque Municipal Juarez Frotté.

O próximo curso previsto será realizado no Colégio Rei Alberto I (Ibelga), em Salinas, no distrito de Campo do Coelho. O público-alvo serão os alunos da escola e a própria comunidade local. O projeto de educação ambiental do CBH-R2R conta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Nova Friburgo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: