Outono chegou trazendo doenças respiratórias

Aumento da procura por tratamento já é observado em unidades de saúde. Campanha de vacinação contra a gripe deve começar ainda neste mês
sexta-feira, 31 de março de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Quando a chamada meia estação, o outono, chega, é normal o aumento das viroses. E neste ano não está sendo diferente. De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo já se observa nas unidades de saúde o aumento dos casos de resfriados comuns, como sempre ocorre nesta época do ano. Uma das formas mais eficazes de prevenção é a vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe. A campanha deste ano deve começar ainda neste mês, segundo planeja o Ministério da Saúde. A Prefeitura de Nova Friburgo está aguardando o envio de doses para dar início à vacinação assim que a campanha nacional for lançada. No ano passado, 51.054 doses do imunizante contra Influenza foram aplicadas no município.

Cuidado com as viroses 

A pneumopediatra Renata Salgado, que atua tanto na rede pública quanto particular, tem constatado nos últimos dias a prevalência de muitos casos de viroses respiratórias em Nova Friburgo. “Os vírus estão circulando. São muitos casos de tosse seca, secreções nasais e febre”, relatou ela.

E não é só em Nova Friburgo. De acordo com dados do último boletim  Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado no último dia 27 de março,  houve um aumento muito expressivo de internações por Sindrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças e adolescentes em fevereiro. Já em março, em alguns estados, houve estabilização. Enquanto registrou-se queda entre os adolescentes, entre as crianças pequenas os casos de doenças respiratórias aumentaram.

Os dados mostram ainda que o aumento de SRAG em crianças, observado em estados de todas as regiões do país desde fevereiro, ainda não possui associação clara com algum vírus respiratório específico.

Cuidados que devem ser tomados

A pneumopediatra Renata Salgado lembra que a propagação dos vírus respiratórios é rápida e suas manifestações clínicas podem ser diferentes de acordo com a idade da criança. “Para algumas, inofensivo, mas para outras um quadro mais intenso. Se você está com uma criança com sintomas respiratórios, você deve afastá-la de suas atividades até a resolução do quadro. Isso é importante para recuperação total dela e para proteção das outras crianças e adultos que convivem com ela”, alerta a médica.

(Pneumopediatra Renata Salgado)

Renata enfatiza ainda que crianças que apresentarem coriza, tosse ou febre não podem ir à escola, playground, parquinho ou festas. “Não tem mistério, nem jeitinho, ou só coriza ou uma tossinha. As pessoas do convívio da criança devem ser informadas. Passar por uma virose pode não ser tão tranquilo para algumas crianças”, esclarece.

Para os primeiros sintomas, a pneumopediatra indica lavagem nasal com soro fisiológico, aumento da ingestão de líquidos, alimentação balanceada e esperar o organismo da criança reagir. “Não adianta ir para a urgência assim que a febre começa, é preciso esperar três dias de sintomas e a vacinação deve estar sempre em dia”, explica a médica.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: