Odó Iyà! Salve, Iemanjá, que tem seu dia celebrado nesta quarta

Considerada mãe de todos os orixás, a Rainha do Mar está na origem das divindades e na geração de tudo o que existe no Universo
quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Odó Iyà! Salve, Iemanjá, que tem seu dia celebrado nesta quarta

Odó Iyà! Reverenciada no candomblé e na umbanda, Iemanjá tem seu dia neste 2 de fevereiro. Considerada mãe de todos os orixás, a Rainha do Mar está na origem das divindades e na geração de tudo o que existe no Universo.

O amor maternal é sua característica marcante. Por ter em si as qualidades criativas e geradoras de Deus, torna os seres e as criaturas mais capazes de se adaptarem e superarem as adversidades.

A grande Mãe d'Água chegou ao Brasil com os africanos escravizados. Veio com sua gente nos porões dos navios negreiros acompanhada de todos os orixás que aqui se estabeleceram.

É uma divindade originária da região de Ifé e Ibadan, na África, onde se encontra o rio Yemanjá. 

No sincretismo religioso, Iemanjá pode ser identificada com Nossa Senhora dos Navegantes, na Bahia, Nossa Senhora da Conceição, no Rio Grande do sul, e Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora das Candeias, em outras regiões brasileiras. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: