O talento infantil e a beleza dos pássaros em exposição

Trovas de alunos do ensino fundamental sobre a beleza das aves pode ser conferida no Espaço Arp
sexta-feira, 02 de junho de 2023
por Nathalia Rebello*
(Fotos: Nathalia Rebello)
(Fotos: Nathalia Rebello)

O projeto “Trovas, Desenhos e Conhecendo as Aves", idealizado pelo coordenador do núcleo de montanha do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schimidt, foi criado com o objetivo de dar continuidade ao processo de conscientização dos estudantes sobre a preservação do meio ambiente, mesmo com a interrupção das aulas presenciais durante a pandemia da covid-19.

Com o desafio das aulas remotas, o projeto ganhou força e buscou alegrar e dar um pouco de cor e dinamismo às atividades escolares online. A partir de uma pesquisa de campo sobre os pássaros que comumente os alunos observaram em seu dia-a-dia, eles tiveram a oportunidade de olhar a natureza à sua volta e em seguida aprofundaram as pesquisas, descobrindo curiosidades, modo de vida e a importância dessas aves.

Através de desenhos e textos,  além das fotografias que geram informações e conhecimento, as turmas do ensino fundamental da Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, localizada no distrito de Campo do Coelho, homenagearam esses pássaros. E como Nova Friburgo é conhecida como cidade das trovas, este foi o tipo de texto utilizado para inspirar os alunos em suas produções.

O resultado desse trabalho foram desenhos e textos criativos e recheados com uma pureza singular expostos no bloco 11 do Espaço Arp (Avenida Conselheiro Julius Arp, 80, com entrada franca), como uma verdadeira galeria de arte. O evento de abertura contou com a presença de autoridades e parceiros do Parque Estadual dos Três Picos, além das secretárias municipais de Educação, Caroline Klein, e de Meio Ambiente, Andréa Duque Estrada.

Rominique também explicou que o intuito da iniciativa é educar levando em consideração o socioambiental, entender as particularidades de cada local, mas trabalhar na integração de todos, meio ambiente, economia e lazer. Além de criar perspectivas da sustentabilidade gerando emprego, renda e proteção da natureza para as gerações atuais e futuras.

Além, é claro, de promover o debate de questões relacionadas à preservação dessas espécies, promovendo uma reflexão sobre a questão do aprisionamento dos pássaros e sobre sua importância, visto que muitas delas são nativas da região.

O projeto pretende ainda reunir mais trabalhos como sinalização de uma trilha de observação de pássaros no Parque dos Três Picos. Essa iniciativa será itinerante e irá percorrer as escolas do município. 

*estagiária com supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: