O que é um gamer?

É o nome dado para os famosos “jogadores de videogame”, que podem ser tanto gamers profissionais como gamers das horas vagas
sexta-feira, 27 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Novas profissões estão surgindo com a evolução digital e devido ao intenso uso da internet no dia a dia. Cada vez mais ouvimos falar sobre ser youtuber, blogger ou gamer profissional, áreas valorizadas e desejadas como profissão atualmente, principalmente pelas gerações mais novas. 

Além de proporcionar um momento divertido e de lazer, os jogos também são ótimas alternativas para trabalhar habilidades como raciocínio lógico e pensamento estratégico, e praticar inglês. 

Se você pensa em transformar o seu hobby em uma fonte de renda, se manda bem em um jogo ou gosta desse universo, investir na carreira como atleta profissional de games é uma ótima ideia. Para os gamers profissionais, os jogos são trabalho e não só entretenimento ou interação com os amigos. 

Os pro-players, como também são chamados, ganham dinheiro jogando e participando de competições. Além disso, os rendimentos mensais de um gamer profissional podem variar entre R$ 3 mil e R$ 20 mil. Esses lucros são oriundos de patrocínios, premiações, publicidade, monetização e venda de produtos.

Portanto, trata-se de uma carreira séria: os jogadores são considerados atletas digitais e treinam durante horas. Também passam horas estudando estratégias e técnicas para vencer seus adversários. Há gamers que, inclusive, recebem dinheiro escrevendo críticas sobre jogos e produzindo canais no Youtube ou na Twitch sobre o tema. 

O cotidiano de um gamer profissional

Assim como jogadores de futebol ou qualquer outro atleta, um gamer profissional costuma participar de times patrocinados. Normalmente, essa equipe vive em centros de capacitação e passam boa parte do tempo treinando e estudando.

É comum que o dia de um jogador comece depois das 23 horas e só termine de madrugada. Sua rotina inclui de 8 a 12 horas diárias de prática de jogos e mais algumas horas de estudo, em que há orientações dadas por um técnico, discussões de estratégias e análise das partidas dos adversários.

Nas Gaming Houses, os atletas contam com salas climatizadas, computadores de última geração com acesso à internet, refeições planejadas por nutricionistas, entre outros benefícios. Contudo, a vida dos gamers não se resume aos computadores: eles precisam frequentar a academia e recebem atendimento psicológico para manter a saúde física e mental.

Resumindo: para se tornar um jogador de sucesso, é importante dedicação e disciplina, não apenas jogar. Quem quer melhorar seu jogo, precisa estudar bastante, e uma boa forma de aprender aprimorar técnicas é assistir partidas de outros jogadores. Existem tutoriais e vídeos voltados para quem quer aprender mais sobre cada jogo, e outra dica é gravar os games e rever as partidas para descobrir os erros ou pontos que podem ser melhorados. 

Além disso, é importante estudar a mecânica e dinâmica do jogo, conhecer os macetes, entender as posições e estilo do jogo. Afinal, ao se deparar com um oponente, por mais que ele não conheça as suas estratégias, consegue facilmente deduzir os seus próximos movimentos.

Limites e dedicação

Até mesmo os jogadores profissionais precisam de um tempo longe das telas. É bom estabelecer regras que incluam exercícios físicos, alimentação equilibrada e uma boa noite de sono. No Brasil, as empresas já começaram investir nesse universo. Apesar de ainda existir preconceito, a tendência é que, no mercado de trabalho do futuro, a profissão de gamer profissional se consolide cada vez mais.

Sempre será necessário esforço e aplicação contínuos para ter êxito em qualquer profissão. Por isso, mesmo sendo uma forma de diversão, para se destacar é extremamente importante se dedicar de verdade. É preciso entender as demandas e estilo do jogo para definir quantas horas são necessárias durante uma semana e estabelecer uma frequência de atividades, geralmente no mesmo horário do dia.

Investimento

Por mais caros que sejam, os equipamentos são o melhor investimento para um jogador. Periféricos como teclado, mouse, headset, cadeira, monitor, mousepad, entre outros, principalmente aqueles voltados para a categoria gamer, são boas apostas para um melhor desempenho no jogo. 

Inovar no mundo dos games é uma das principais maneiras de se destacar. Por isso, interagir com outros usuários, seja por meio de tutoriais, vídeos, chats etc, é fundamental para adquirir mais experiência e desenvolver interação social. (Fonte: https://ctrlplay.com.br/gamer)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: