Nova Friburgo sedia mais um Junfri neste fim de semana

Maior evento esportivo universitário da Região Serrana será realizado em quatro dias
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
por Vinicius Gastin
Fellipe Malhard e Aiã Reis, idealizadores do Junfri, levaram o troféu do Junfri ao prefeito Johnny Maycon e ao secretário de esportes João Victor Duarte (Fotos: Divulgação)
Fellipe Malhard e Aiã Reis, idealizadores do Junfri, levaram o troféu do Junfri ao prefeito Johnny Maycon e ao secretário de esportes João Victor Duarte (Fotos: Divulgação)

Após três anos, Nova Friburgo volta a respirar o clima de competições, festas e interação promovido pelos Jogos Universitários Friburguenses (Junfri). O maior evento esportivo universitário da Região Serrana será realizado em quatro dias, e este ano, vai contar com a participação de 20 atléticas universitárias de oito cidades do Estado do Rio de Janeiro. Serão dez modalidades esportivas em disputa, em cinco locais diferentes de competição, dentre eles o Sesc, colégios estaduais, ginásios públicos e Friburguense. A expectativa é reunir mais de 1.500 estudantes apenas do município.

“Foram três longos anos de intervalo com uma mistura de saudade, ansiedade e muita expectativa. Desde 2009 anualmente os universitários têm a oportunidade de vivenciarem novas experiências, que marcam a vida de quem participa. Aquele clima divertido de integração nos ginásios, alojamentos e festas faz do Junfri um ambiente fantástico. Agradecemos o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Pedrinco, Unimed Serrana RJ e Grupo SAF”, pontuam os organizadores, liderados por Fellipe Malhard, através das redes sociais.

Para a edição de 2022, estão confirmadas as atléticas da UFF de Campos, Atlética da Engenharia da UFF de Petrópolis, Fúria da Estácio de Niterói, Atlética da Uerj de Nova Friburgo, Estácio Rinos (Rio de Janeiro), Atlética da UFF Rio das Ostras, Alcateia do Cefet Nova Friburgo, FeMass de Macaé, Veiga de Almeida (Rio de Janeiro), UFF União de Macaé, UFF de Nova Friburgo, Cavaleiros da Estácio de Macaé, Atlética UVA Cabo Frio, Atlética Central (UFRRJ Seropédica), Atlética Fênix da IFF Campos, Uenf de Campos, Guardiões da Estácio Cabo Frio, Liga UFRJ de Macaé, Maníacos da Estádio de Nova Friburgo, Isefúria de Campos e SeleUFF de Niterói.

Os jogos acontecem nas modalidades de futsal, vôlei, handebol, basquete, futevôlei, tênis de mesa, cabo de guerra, fut7 e cheerleading. Além de movimentar o mundo universitário do estado e a parte esportiva, o Junfri também contribui para incrementar a economia e o turismo de Nova Friburgo. Centenas de atletas, estudantes e até mesmo familiares e amigos são aguardados na cidade durante esses próximos dias. A rede hoteleira registra boa procura, e bares e restaurantes também vivem expectativa positiva para o evento, coincidindo ainda com o feriado prolongado pela Proclamação da República.

Há festas programadas para todos os dias de evento, em um espaço localizado na estrada Friburgo-Teresópolis. Outra novidade é a Day Party, que acontece no período da tarde no Espaço Arena, no bairro Olaria. A programação completa e os pontos de venda de ingressos podem ser conferidos através das redes sociais do evento.

Nas primeiras edições, os jogos contavam somente com as participações de universidades de Nova Friburgo, mas desde 2014, a ideia cruzou os limites do município e passou a alcançar praticamente todo o Estado. Desde então o Junfri recebe também atletas de todo do Rio de Janeiro. Com todo esse crescimento, o evento já faz parte do calendário oficial dos atletas e com isso, se tornou o maior encontro esportivo universitário da região serrana do Estado.

As duas últimas edições, antes da pandemia, foram marcadas por novo regulamento e várias disputas emocionantes. Em 2018, a Associação Atlética e Acadêmica Maníacos da Estácio, de Nova Friburgo, faturou o pentacampeonato da competição, enquanto a Unisuam, do Rio de Janeiro, ficou com o troféu da Série B. Já na Série C, a Atlética Fênix, de Campos, foi a campeã geral. Em 2019, o Isecensa Campos foi a grande campeã do evento. A Série B foi conquistada pela Estácio de Cabo Frio, e C, pela Estácio Rinos Rio. 

 

Foto da galeria
Registro de uma das reuniões de trabalho para a realização dos Jogos em 2022
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: