Nova Friburgo deverá ter 70 quilômetros de ruas asfaltadas

Prefeitura e Governo do Estado renovam convênio do programa Asfalto Presente
quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Trafegar por algumas ruas e estradas que cortam Nova Friburgo está sendo um desafio para os motoristas, que têm que desviar de um buraco sem correr o risco de cair em outro. E, nesse período de chuvas constantes, a situação tem piorado. E muito. Mas, a esperança de melhorias das vias de alguns bairros foi renovada junto com o convênio do programa Asfalto Presente, celebrado nesta semana entre a prefeitura e o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). De acordo com o órgão estadual, os bairros contemplados pelo convênio Asfalto Presente serão: Braunes, Granja Spinelli, Jardinlândia, Paissandu, Parque D.João VI, Santa Bernadete, Serra Nevada, Terra Nova, Varginha e Ypu, além do distrito de Campo do Coelho.

O DER-RJ também informou, em nota, que o município receberá aproximadamente 48.248,25 toneladas de massa asfáltica, equivalente a 70 quilômetros de vias asfaltadas. Disse ainda que “o convênio foi prorrogado por mais 12 meses, com previsão de término em dezembro deste ano.” De acordo com o Governo do Estado, entre 2021 e 2022, já  foram investidos cerca de R$ 4 milhões no município.

Além de Nova Friburgo, o DER-RJ também já assinou termos aditivos do convênio Asfalto Presente com outros 26 municípios fluminenses. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra de Andrade, em quase dois anos, o Governo do Estado do Rio de Janeiro investiu cerca de R$ 287 milhões no programa Asfalto Presente, em 78 municípios fluminenses.

Pedro Henrique Ramos, presidente do DER-RJ, explica que o órgão fica responsável apenas por fornecer o material e os governos municipais entram com a mão de obra dos serviços. Até o final deste mês cerca de 78 municípios serão contemplados. 

Buracos na Estrada de Amparo

A VOZ DA SERRA vem recebendo constantes reclamações sobre a situação em que se encontra a RJ-150 (Nova Friburgo-Amparo-São José do Ribeirão). De acordo com leitores, em frente à ao Hospital Unimed e o Colégio Estadual Júlio Salusse, motoristas têm que invadir a pista contrária para fugir dos buracos. Outra reclamação é sobre o serviço de pintura de faixas de pedestres e de rolamento, sem antes fazer a obra necessária de manutenção da pista.

Em nota, o DER-RJ informou que vem fazendo constantemente serviços de tapa buracos na via.  A nota diz ainda que “o trecho em frente a Unimed e a escola estadual, trata-se de um pavimento muito antigo. Porém, este trecho já se encontra sem buracos. Em relação à pintura, foi solicitado que a Diretoria de sinalização se pronuncie sobre os esclarecimentos necessários.”

Obras da RJ-130 dentro do cronograma

Outra estrada que era motivo de constante reclamação era a RJ-130 (Nova Friburgo–Teresópolis). Mas, desde janeiro de 2022, o DER vem fazendo as obras de revitalização. Em nota, o órgão informou que com a pavimentação concluída, a obra se encontra no quilômetro 59,8. Ainda restam 8,9 quilômetros para serem revestidos, completando os 68,7 quilômetros previstos no plano de trabalho. A nota ainda informa que “as obras que vêm sendo implementadas na via são de reparo profundo e se encontram dentro do cronograma previsto, com término em junho.”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: