Neste feriadão de carnaval 160 mil veículos devem passar pela RJ-116

Rede hoteleira de Friburgo prevê ocupação de 80% dos leitos
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A subida da serra entre Cachoeiras e Friburgo (Arquivo AVS)
A subida da serra entre Cachoeiras e Friburgo (Arquivo AVS)

A concessionária Rota 116, que administra o trecho privatizado da RJ-116, entre Itaboraí e Macuco, estima que aproximadamente 160 mil veículos passem pela rodovia durante o feriadão de carnaval. A partir do meio-dia de amanhã, 21, equipes da concessionária estarão atuando em pontos estratégicos da rodovia 24 horas por dia para atender aos motoristas que têm como destino às cidades das regiões Serrana e Centro-Norte do Estado do Rio.

Durante a operação, a concessionária colocará a disposição todo seu efetivo operacional no Serviço de Apoio ao Usuário. Em caso de emergência os motoristas devem ligar para o 0800 282 0116 e solicitar serviços como guinchos, viaturas de inspeção de tráfego, ambulâncias-resgate, caminhões para apreensão de animais, carro-pipa e equipe especializada para atendimento a acidente envolvendo produtos perigosos.

“Baseado nos anos anteriores, deixaremos equipes em pontos estratégicos e a disposição do usuário, com carros de inspeção de tráfego, reboques para veículos leves e pesados e ambulâncias que poderão ser acionadas a qualquer momento”, explica Edyano Bittencourt, superintendente da concessionária.

Em casos de chuvas durante a viagem, o que é esperado para esse carnaval, os motoristas deverão ter atenção redobrada, principalmente no trecho da Serra dos Três Picos, entre Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo. “Respeitar o limite de velocidade, não fazer ultrapassagens em trechos proibidos e ficar atento às placas de sinalização é de vital importância e nunca dirigir após fazer uso de bebidas alcoólicas”, adverte.  

Obras suspensas

Para evitar transtornos aos motoristas, as obras de melhorias ao longo da RJ-116 serão suspensas e só retornarão após o carnaval. No Km 53, na Serra dos Três Picos, onde são feitas obras de contenção em uma encosta que deslizou, o sistema pare e siga estará em funcionamento 24 horas por dia, com operadores orientando os motoristas.  Também é importante a revisão preventiva do veículo antes de iniciar a viagem. 

Serramar em meia pista

Continua em meia pista e liberada apenas a veículos de pequeno porte (automóveis de até dez toneladas e micro-ônibus com capacidade para até 20 passageiros) a RJ-142 (nova Friburgo-Casimiro de Abreu), a conhecida Estrada Serramar, na altura do Km 28, onde grande parte da pista cedeu com um temporal no último dia 12. 

Funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), órgão estadual responsável pela manutenção da estrada, trabalham na contenção emergencial da erosão e no monitoramento de outros pontos críticos da via, principal ligação entre Nova Friburgo e a Região dos Lagos. A travessia está tranquila, mas exige atenção e cuidado. 

Ocupação nos hotéis chega a 80%

Os hotéis de Nova Friburgo já estão se preparando para entrar em ritmo de folia. Mesmo com a previsão de chuva em boa parte do carnaval, o que deve inibir um pouco a vinda de turistas, a rede hoteleira espera uma taxa de ocupação em cerca de 80%, segundo as estimativas do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau. 

Geralmente, a maioria das reservas é feita por turistas que moram na cidade do Rio de Janeiro e na Região dos Lagos, e que escolhem Nova Friburgo como destino para fugir da agitação dos dias de folia e curtir as belezas naturais locais. Alguns hotéis preparam programações internas para divertir os hóspedes que gostam de carnaval, com bloquinhos e bastante animação para a criançada. Há hotéis que oferecem opções de relaxamento, com massagens e outras terapias. 

Carnaval com sol e chuva

Os foliões friburguenses devem incluir algum apetrecho contra o mau tempo se quiserem brincar na rua neste carnaval sem se molhar, sobretudo à noite.

Para o primeiro dia da folia, nesta sexta-feira, 21, o Instituto Climatempo prevê manhã ensolarada, mas 86% de possibilidade de pancadas de chuva no fim do dia. 

No sábado o tempo promete ficar chuvoso o dia inteiro.

No domingo de carnaval, o tempo volta a abrir, mas ainda chove fraco ao longo do dia.

Na previsão atualizada, apenas a segunda-feira deverá ter sol pleno, para a felicidade dos foliões. Na terça-feira de carnaval, pode chover à noite.

Orientações para uma viagem segura 

  • Tomar cuidado com a velocidade máxima permitida;

  • Em caso de chuva ou neblina, diminuir a velocidade e aumentar a distância entre os veículos;

  • Caso não haja condições de seguir viagem, o motorista deve parar e permanecer em local seguro até que a chuva diminua; 

  • Revisar o carro e verificar faróis, lanternas, pneus, limpador de pára-brisas, nível de óleo, triângulo, macaco, chave de roda e extintor;

  • Tenha em mãos a sua habilitação e o certificado de propriedade do veículo;

  • Respeite a sinalização: jamais ultrapasse quando a faixa à esquerda for contínua;

  • Evite trafegar ou parar no acostamento;

  • Reduza a velocidade nos perímetros urbanos e em caso de chuva e neblina, mantendo os faróis baixos;

  • Mantenha distância de 40 metros entre veículos;

  • Faça uma alimentação leve antes de dirigir e jamais tome bebida alcoólica antes ou durante a viagem.

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Turismo | carnaval