Nesta Sexta-feira da Paixão, a liturgia da Santa Cruz

No Centro de Nova Friburgo, após esse ato solene na Catedral São João Batista, será realizada a procissão do Senhor Morto, pela Avenida Alberto Braune
quinta-feira, 28 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Lucas Lima)
(Foto: Lucas Lima)

Nesta Sexta-feira, 29, a Igreja Católica celebra a Paixão e morte de Jesus Cristo, dia de recolhimento, orações e meditações para os fiéis. Neste dia, não são celebradas missas nas igrejas, apenas vigílias com adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração, às 15h, da liturgia da Santa Cruz, com adoração e distribuição da eucaristia. 

No Centro de Nova Friburgo, após esse ato solene na Catedral São João Batista, será realizada a procissão do Senhor Morto, pela Avenida Alberto Braune, a partir das 17h30. No sábado, 30, às 19h30 Benção do Fogo Santo com o acendimento do Círio Pascal e Missa da Vigília Pascal. No domingo de Páscoa, 31, missas solenes, às 10h e 18h.  

Programação no Arautos do Evangelho 

 Na congregação católica Arautos do Evangelho, a programação desta Sexta-feira da Paixão destaca a celebração da Paixão do Senhor, a partir das 15h com adoração da Santa Cruz. No sábado, 30, missa da Vigília Pascal, às 18h30 e no domingo de Páscoa, 31, missas às 8h, 10h, 16h30 e 18h30. A congregação Arautos do Evangelho fica na Alameda Visconde de Abaeté, 31, no Parque São Clemente. Mais informações pelo WhatsApp (22) 9 9887 0582.      

Via-Sacra Viva: encenação da paixão de Cristo em Riograndina

Em sua décima edição, a tradicional Via-Sacra Viva no distrito de Riograndina promete levar aos fiéis e espectadores a um exercício de piedade, que percorre o caminho de Jesus Cristo da Santa Ceia até o Monte Calvário. A apresentação será nesta sexta-feira, 29, a partir das 18h, em frente á Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no centro do distrito. Todo o teatro é encenado pela comunidade local.

Os cenários são os próprios locais turísticos e históricos do distrito centenário. Iniciando na praça, percorrendo até a antiga linha férrea, onde estão os casarões da época do trem, e retornando à igreja. O grupo tem 12 anos de histórias. Somente nos dois anos de pandemia o evento não foi realizado. 

Em 2012, tudo começou de uma forma muito simples, ainda era algo novo, mas os fiéis apoiaram desde o início e o teatro foi evoluindo com o passar dos anos. Atualmente, a Via-Sacra Viva encena desde a Santa Ceia, passando pelo jardim Getsêmani, a ida de Jesus aos Reis, entre eles Pôncio Pilatos, o caminho carregando a cruz até a crucificação e finaliza no Monte Calvário, local onde Cristo doou a vida por todos nós.

A encenação envolve 70 pessoas, entre intercessores, atores, produção, execução dos cenários, sonorização e iluminação cênica. Tudo viabilizado com trabalho voluntário e doações. Para montar toda a estrutura, além de ensaios que começam com meses de antecedência e preparações de cenário com um mês de produção, na sexta-feira da paixão todos os voluntários iniciam os trabalhos às 5h.

O evento também faz um apelo para um ato de caridade. Serão aceitas doações de um quilo de alimento não perecível ou de produtos de higiene pessoal recolhidos pelo projeto Santa Dulce dos Pobres, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, para serem doados a famílias em vulnerabilidade social.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: