Moradores do Cônego e Cascatinha pedem capina e operação tapa buraco

Mato que invadiu rua do Cônego deixa tráfego em meia pista e prejudica visibilidade de motoristas
quinta-feira, 05 de março de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Por conta das chuvas recentes, observa-se estragos de norte a sul da cidade e que merecem uma resposta rápida do poder público, principalmente no distrito de Amparo e no bairro Vale dos Pinheiros e Olaria, onde ruas cederam e surgiram crateras. Bairros como o Cônego e Cascatinha também foram atingidos. A Rua Dom João VI, principal acesso a ambas as localidades, assim como as ruas Churchill e Wenceslau Braz, apresentam vários perigos para motoristas e pedestres com a grande quantidade de buracos em diversos trechos. Os desníveis são facilmente vistos a distância; outros, são verdadeiras armadilhas.

As chuvas constantes deste verão também trouxeram outro problema já bastante conhecido dos friburguenses: o crescimento e a invasão do mato pelas ruas devido a demora do serviço de capina. Além de tomar as calçadas, muito estreitas, que tornam a passagem de pedestres inviável, o mato alto invade boa parte de algumas vias, como a Vital Brasil, no Cônego. Em determinado trecho da rua, a pista que comporta a passagem de dois carros, agora a circulação de apenas um veículo. Outro fator que preocupa os motoristas e principalmente pedestres é a falta de visibilidade por conta do mato alto. O mesmo trecho, que não tem iluminação pública suficiente, dificulta os motoristas enxergarem o que está a sua frente.

Ainda na Rua Vital Brasil, há o problema do descarte irregular do lixo. Há dois anos, A VOZ DA SERRA foi até o local e produziu reportagens sobre o problema. A prefeitura, diante da situação, recolheu o lixo e instalou uma placa reforçando que no local era proibido descartar lixo. Esta placa curiosamente está praticamente encoberta pelo mato alto e no local, flagramos ontem, 4, novos descartes de lixo.

Alguns moradores admitem já terem telefonado para a Subprefeitura de Olaria, responsável pelos serviços de capina na região. Há mais de um mês o serviço para o corte da vegetação que invade a pista foi solicitado, bem como a retirada do lixo, mas segundo os moradores, nada foi feito.

Também foi solicitado que um ônibus estacionado na rua fosse retirado. O veículo parado há meses ali também contribui para a falta de visibilidade na pista, já que ocupa metade da rua, obrigando outros veículos a trafegarem na contramão, o que aumenta o risco de acidentes. 

Entramos em contato com a prefeitura para saber se há previsão dos reparos solicitados , mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos resposta.

 

LEIA MAIS

Diversos bairros receberam recapeamento, capina, retirada de entulho e limpeza

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra