Kettlebell conquista friburguenses que irão ao Mundial da modalidade

Atletas do Rio, incluindo Friburgo, representaram o estado nos Campeonatos Sulamericano e Brasileiro
terça-feira, 21 de dezembro de 2021
por Vinicius Gastin
Marcelo Spinelli é um dos friburguenses garantidos no Mundial: cidade ganha adeptos do novo esporte
Marcelo Spinelli é um dos friburguenses garantidos no Mundial: cidade ganha adeptos do novo esporte

É algo, de fato, impressionante. Em qualquer modalidade na qual se propõem a se dedicar, os atletas de Nova Friburgo logo conquistam um lugar de destaque. Quem lê essa reportagem muito provavelmente não conhece ou sequer ouviu falar no Kettlebell Sport. Mas no município há um grupo que, não só conhece de forma profunda, como também pratica, ganha títulos, conquista classificações e cruza as fronteiras. A próxima parada será no Campeonato Mundial de Portugal.

Antes, porém, coube a Nova Friburgo a missão de sediar um evento a nível estadual. A 1ª Copa Friburguense de Kettlebell Sport realizada no último dia 12 na sede da Auge Desenvolvimento – equipe da maioria dos friburguenses classificados para a competição internacional. 

O campeonato foi disputado nas modalidades Talc 5', Snatch 8' e Jerk 11'. Nas categorias peso corporal, as mulheres puderam optar por até 65 quilos e acima de 65 quilos, enquanto os homens, até 80 quilos e acima de 80. No caso do Kettlebell de fato, o público feminino opta por 8, 12 e 16 quilos, enquanto o masculino, por 16 e 24.

“Quando a Federação Carioca decidiu que o primeiro evento presencial seria em Nova Friburgo, tínhamos certeza sobre a escolha mais do que acertada. A Copa Friburguense faz parte, oficialmente, do calendário de competições no Estado do Rio de Janeiro. Todo final de ano estaremos lá confraternizando. A galera colocou o nível do evento no lugar mais alto. Muitas promessas apareceram”, diz a publicação feita pela Federação Carioca da modalidade nas redes sociais.

Em Nova Friburgo, atletas se dedicam, mantêm uma rotina de treinos e se destacam nas mais variadas competições. Cinco deles se classificaram para o Campeonato Mundial da modalidade: Marcelo Spinelli, Suelen Nunes, Matheus Campos, Maria Eduarda Stutz e Ramon Peterson. A rotina de atividades é bastante intensa, e os cuidados com a alimentação também são fundamentais para os competidores de alto nível.

“A nossa rotina gira em torno de treinos de 40 minutos a uma hora por dia, seis vezes por semana. Em períodos competitivos, como a dois meses antes dos campeonatos, reduzimos para duas vezes semanais. Também precisamos manter uma alimentação muito regrada, com os componentes nutricionais ajustados, não só para conseguir aguentar a rotina de treinamento, como também para conseguirmos render o máximo na competição”, explica Marcelo.

O esporte

O Kettlebell Sport é uma modalidade esportiva de levantamentos múltiplos e cíclicos de pesos com um formato característico, semelhante a uma chaleira. Ainda nova no Brasil – chegou ao país em 2015 - é sucesso absoluto em países como a Rússia, por exemplo. A Kettlebell Força Brasil foi criada em 2012, com o intuito de promover o desenvolvimento da modalidade como ferramenta de treinamento físico no Brasil.

A partir de sua fundação começaram a ser ministrados cursos de formação em kettlebell training. Em 2014, sentindo a necessidade de alavancar e iniciar o desenvolvimento como modalidade esportiva por aqui, a Kettlebell Força Brasil viajou a Europa e trouxe na bagagem a metodologia do kettlebell sport, promovendo logo após, cursos e promoção de campeonatos.

Ao longo dos anos, foram ministrados workshops, certificações e formações profissionais da modalidade em eventos nacionais e internacionais e também a organização de campeonatos nos mais diversos estados brasileiros. Em 2017 a Kettlebell Força Brasil fez história ao decolar com destino à Grécia, levando a bandeira brasileira e participando, pela primeira vez, de um Campeonato Mundial de Kettlebell Sport.

O Brasil subiu ao pódio e, além da experiência de um campeonato mundial, conquistou dois pódios, um vice-campeonato mundial profissional masculino e um terceiro lugar na categoria amadora feminina.

De lá para cá, atletas dos mais diferentes estados brasileiros procuram a modalidade, com participação e recordes nacionais e internacionais. Em provas de Kettlebell Sport vence o atleta que executar o maior número de repetições ininterruptas em um mesmo período de tempo, na mesma faixa etária e de peso corporal, erguendo o mesmo peso que seus adversários. As provas clássicas duram dez minutos, com três movimentos básicos.

Há também as provas de meia maratona e maratona, que são 30 minutos e uma hora fazendo um determinado exercício, de forma ininterrupta, sem colocar o peso no chão. A modalidade esportiva apresenta muitos benefícios para quem não é atleta, em busca de perda de peso e ganho de resistência.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: