Homens representam mais de 60% dos mortos por Covid em Friburgo

Entre abril em novembro, somente em outubro morreram mais mulheres. Vítima mais jovem tinha apenas 20 anos e os mais velhos, 98
sábado, 05 de dezembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Desde o início da pandemia de Covid-19, no final de março, quando foram impostas as primeiras medidas de restrição e isolamento social em Nova Friburgo, 179 friburguenses já perderam a vida em decorrência da doença. Desse total, 109 homens morreram - o que representa 60,8% do total de óbitos no município – contra apenas 70 mortes de mulheres. De abril à novembro, apenas em outubro o número de mulheres mortas pela doença foi maior que o de homens.

Cabe ressaltar que os números divulgados nesta reportagem se baseiam nos dados disponibilizados pelo Painel Covid do Governo do Estado que, até o fim da tarde desta sexta-feira, 4, contabilizava duas mortes a mais do que o divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo no Boletim Coronavírus de quinta-feira, 3.

Desde 30 de outubro A VOZ DA SERRA solicita via email ao Executivo Municipal informações relevantes e de interesse público com relação às mortes por Covid-19 em Nova Friburgo, como sexo, idade e bairro onde residiam as vítimas da doença. A solicitação foi reforçada nos dias 9 e 10 de novembro, porém, os dados solicitados não foram disponibilizados à nossa reportagem.

Apesar do crescente aumento no número de novos casos da doença e de internações hospitalares – o que tem elevado as taxas médias de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI – além da entrada em bandeira vermelha a partir desta segunda-feira, 7, após cerca de um mês em bandeira amarela, o número de óbitos indica uma leve queda, o que pode ser considerado um bom sinal em meio a tantos outros indicadores negativos.

Mais detalhes sobre as mortes em Friburgo

De acordo com os dados do Painel Covid do Governo do Estado, Nova Friburgo tinha até a última quinta-feira, 3, um total de 179 em decorrência do novo coronavírus, sendo 109 homens e 70 mulheres. A vítima mais jovem da doença foi uma mulher de apenas 20 anos, que morreu no último dia 2 de novembro. Os mais idosos que perderam a vida para a Covid-19 foram um homem e uma mulher, ambos com 98 anos de idade. Ele faleceu em 16 de abril, enquanto ela morreu em 15 de junho.

Os óbitos mês a mês

De acordo com os dados do Governo do Estado, a primeira morte por coronavírus em Nova Friburgo ocorreu no dia 11 de abril – menos de um mês após o início da pandemia – vitimando uma mulher de 35 anos; e o último óbito foi registrado no dia 1º de dezembro – vitimando uma mulher de 63 anos.

Em abril foram registradas oito mortes por Covid-19, sendo sete homens e uma mulher. Em maio foram 21 óbitos, sendo 13 homens e oito mulheres. No mês de junho foram contabilizadas 14 mortes – oito homens e seis mulheres. Julho foi, até agora, o mês que mais registrou mortes pela doença: 34 ao todo, sendo 23 homens e 11 mulheres. Em agosto foram 31 mortes – 22 homens e nove mulheres. Em setembro foram mais 29 óbitos, vitimando 16 homens e 13 mulheres. O mês de outubro foi o único em que morreram mais mulheres do que homens: foram 14 óbitos de mulheres e dez entre homens, totalizando 24 mortes. Em novembro foram mais 17 óbitos, sendo dez homens e sete mulheres. E em dezembro – mês ainda em curso – foi registrada apenas a morte de uma mulher (número que deve aumentar em breve devido o aumento no número de casos).

A faixa etária mais afetada

As pessoas com idade entre 70 e 79 anos são, até agora, as maiores vítimas da Covid-19 em Nova Friburgo, com 46 mortes ao todo – ou 25,6% do total de óbitos na cidade. Na faixa etária de 80 a 89 anos foram registradas 41 mortes. E outros 37 óbitos entre pessoas de 60 a 69 anos. Foram registradas ainda 20 mortes de friburguenses entre 50 e 59 anos; outros 18 óbitos entre pessoas de 40 a 49 anos. Por fim, morreram três pessoas com idades entre 20 e 29 anos; e outras três na faixa etária de 30 a 39 anos. Por fim, 11 pessoas com idades entre 90 e 99 anos perderam a vida em Nova Friburgo durante a pandemia de Covid-19. 

 

LEIA MAIS

Em relação a julho, casos de Covid aumentam na 1ª semana, embora com menos mortes e internações; em um ano foram 13 mil casos e 211 mortes

Em uma semana, quase 2 profissionais de saúde foram infectados por dia; já UTIs estão zeradas

Quantidade de pessoas infectadas neste mesmo período chegou a 229, média de 33 por dia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra