Governo Federal lança app para bloquear celulares roubados

A partir de um único botão de emergência, todas as funções principais do aparelho serão bloqueadas, tornando o celular ‘sumido’, na prática, um ‘pedaço de metal inútil’
quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O aplicativo Celular Seguro chegou às lojas de aplicativos nesta terça-feira, 19, com o objetivo de tornar os celulares inúteis após serem furtados ou roubados, conforme anunciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A expectativa é que o uso do aplicativo diminua a frequência desse tipo de crime no país.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública Federal, Ricardo Cappelli, o aplicativo tornará os celulares roubados “um pedaço de metal inútil”. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos. “O objetivo é desestimular roubo e furto, além da receptação, e facilitar a vida do cidadão, dificultando a vida dos ladrões”, explicou. 

Segundo ele, a proposta vai permitir que a vítima de roubo ou uma pessoa de confiança previamente designada possa bloquear também os aplicativos das redes bancárias em até dez minutos. A maioria dos bancos já aderiu à iniciativa e é possível também fazer o bloqueio pelo computador. 

“Ao registrar o roubo ou furto, o arquivo vai direto para a Anatel e a maioria dos bancos, deixando a vítima do roubo menos angustiada por saber que não será vítima de golpe bancário”. Segundo Cappelli, as operadoras garantem que até antes do carnaval, nessas situações, as linhas poderão ser bloqueadas.

O desenvolvimento deste projeto vem sendo discutido desde agosto, com reuniões entre o ministério, entidades setoriais, agências regulatórias e empresas de telefonia e tecnologia. O aplicativo chega num contexto de aumento significativo, mais de 16% no número de casos de furtos e roubos de celulares no último ano, conforme indicado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública. 

Ainda de acordo com o levantamento, São Paulo é a região mais afetada, seguida pela Bahia, que apresentou a maior variação em relação ao ano anterior. Além da Anatel e Febraban, o projeto conta com a parceria da ABR Telecom, Febraban, Anatel, instituições financeiras e bancos como a Caixa, Inter, Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Sicoob, com potencial para a expansão do sistema do aplicativo e possibilidade de outras empresas se integrarem no futuro.

Passo a passo do aplicativo

O usuário deverá acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo (Google Play ou App Store) e instalar o app Celular Seguro. Na plataforma, o cidadão terá que realizar o seu cadastro por meio do sistema gov.br (o mesmo usado para declarar Imposto de Renda, por exemplo), em que ele irá inserir os dados do celular que deseja proteger e uma pessoa de confiança. Além de um site, o projeto está disponível gratuitamente em formato de app para celulares Android e iOS. 

Confira como acessar e se cadastrar no Celular Seguro:

  • Baixe o aplicativo no Google Play (Android) ou App Store (iOS) e realize a instalação;

  • Abra o app e clique em “Entrar com gov.br”, depois se identifique utilizando seu CPF e senha;

  • Ao acessar o sistema pela primeira vez, você precisará aceitar os termos de uso. Clique em “Concordo” para prosseguir com o acesso;

  • Depois disso você já tem acesso ao Celular Seguro. A tela inicial conta com as opções de cadastro de pessoas de confiança, registrar um telefone e registrar uma ocorrência;

  • No menu lateral você tem acesso a mais opções como edição do seu perfil, buscar dispositivo, tutorial e termos de uso.

Confira como usar o app para bloquear um smartphone roubado:

  • Para denunciar um aparelho que foi furtado você pode acessar o site do Celular Seguro e informar a ocorrência. Acesse o endereço, faça seu login e clique em “Registrar ocorrência” logo na página inicial;

  • Escolhe as opções “Meus telefones” ou “Telefone de confiança”. O primeiro é para caso o aparelho perdido foi um seu, enquanto o segundo é para aparelhos de terceiros;

  • Depois de escolhido o aparelho que sumiu, registre a ocorrência clicando em “Alerta”;

  • Para emitir o alerta para as operadoras e bancos é preciso informar data, tipo de situação, hora, cidade e outros detalhes relacionados ao roubo/furto/perda;

  • Depois que o alerta for emitido, o sistema informará um protocolo. Anote este número porque ele é importante para atendimentos posteriores;

  • Com o alerta emitido, as instituições serão notificadas e se comprometem a bloquear acesso aos bancos e operadoras naquele aparelho.

(Fontes: olhardigital.com.br & tecmundo.com.br)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: