Frizão e 4 grandes times do Rio vão estar representados neste Carnaval

Torcedores alvinegros, rubro-negros, vascaínos e tricolores desfilarão no domingo 23
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
por Vinicius Gastin
O Bloco do Frizão na avenida (Arquivo AVS)
O Bloco do Frizão na avenida (Arquivo AVS)

Há mais de dez anos é tradição que torcedores de futebol desfilem toda a sua paixão pela Avenida Alberto Braune durante o Carnaval de Nova Friburgo. E em 2020, o quadro dos principais clubes do Rio de Janeiro vai estar completo, preenchendo assim as cores que faltavam para colorir a folia friburguense. Torcedores do Botafogo se mobilizaram e criaram o Bloco Alvinegros da Serra, juntando-se ao Bloco do Frizão e às agremiações formadas por rubro-negros, vascaínos e tricolores. O desfile acontece no domingo de carnaval, 23 de fevereiro, às 16h,  sendo que o Urubu da Serra desfila na segunda, 24, às 19h. 

O grupo ainda prepara os detalhes para o desfile, mas os desenhos dos abadás e dos bonés estão prontos. No último dia 25 houve um evento de pré-lançamento e vendas das camisetas, caneca e apresentação do samba-enredo, composto por Guto Intérprete e Sabará, torcedores do Glorioso que compõem o mundo carnavalesco em Nova Friburgo. As vendas acontecem em algumas lojas da cidade (informações nos perfis do bloco nas redes sociais).

Alvinegros ilustres, como o ex-goleiro Wagner, o sambista Léo Russo e Jamal, responsável pela Botafogo TV, gravaram vídeos convocando os torcedores nas redes sociais. Até mesmo o apresentador do Globo Esporte, Alex Escobar, entrou na brincadeira e conclamou os botafoguenses a participarem. 

Máquina Tricolor

A história recente dos blocos alusivos a clubes de futebol começou a ser contada em 2007, quando foi fundado o Máquina Tricolor, da torcida do Fluminense. A cada ano a agremiação aumenta o número de integrantes, e até mesmo torcedores de times rivais entram na onda do carnaval, deixam o clubismo de lado e participam do desfile.

O bloco é temático e a cada ano rende homenagens, seja a um título ou jogador que tenha tido passagem marcante pelo clube. Em 2018, Poe exemplo, o Máquina Tricolor homenageou Washington e Assis – o Casal 20, dupla de atacantes do Fluminense da década de 80, responsáveis pelo tricampeonato Carioca (1983 – 1984 – 1985) e o título brasileiro de 1984. 

A ideia surgiu depois que três amigos conversando sobre o time do Fluminense, pensaram em fazer um bloco da torcida na cidade de Friburgo. “Estávamos em um bar eu, Rodrigo Lopes Gripp, Maicon Torres. Existia uma competição no quesito resistência, em que se percorria várias ruas da cidade desfilando, e tendo que manter a animação lá em cima. Nós montamos o bloco para participar desse quesito. No primeiro ano chamamos pessoas de outros times para participar. Tínhamos que ter no mínimo 50 pessoas”, conta Higor Linhares, um dos fundadores.

Em 2020 o Máquina Tricolor vai desfilar no dia 22 de fevereiro, sábado de folia, às 13h. O tema da apresentação é a Taça Olímpica, conquistada pelo clube. 

Gigantes da Serra

Dono de uma boa parte dos corações friburguenses, o Vasco da Gama também tem o seu representante. O bloco Gigantes da Serra sempre atrai centenas de cruzmaltinos para o desfile, além de promover eventos em datas específicas, como o aniversário do Vasco. 

A ideia surgiu através do presidente da agremiação, Thiago Cardoso, após passar um dia no carnaval de 2012, em Itaocara: o bloco carnavalesco Itaocalhau foi a inspiração. Em 11 de abril de 2012, a agremiação foi extra oficialmente fundada, mas a ideia esfriou devido a falta de tempo para os encontros entre os amigos que planejavam os desfiles.

No carnaval de 2015, um dos diretores ficou sabendo que em pouco mais de um mês havia sido montado outro bloco, que mesmo em um curto espaço de tempo  conseguiu desfilar. O “exemplo” foi suficiente para empolgá-lo novamente e procurar os dois antigos entusiastas, propondo tirar a ideia do papel.

O Gigantes da Serra sempre leva para a avenida um tema relacionado ao Vasco, e desde 2017, conta com um samba próprio, composto por Lucas Alvim, de Miracema. Para este ano, entretanto, um novo samba foi preparado e vai estrear na avenida. A apresentação acontecerá na terça-feira, 25 de fevereiro, às 15h30. A pré-venda está sendo feita em uma loja no shopping da Rua Moisés Amélio, e a procura tem sido grande por parte dos vascaínos.

Urubu da Serra

Se a torcida do Fluminense é pioneira na história recente, os flamenguistas podem dizer que a primeira ideia de bloco surgiu a partir de sua torcida. O bloco carnavalesco Urubu da Serra foi fundado em 1984 por um grupo de amigos, desfilou nos anos de 1984, 1985 e 1989 e depois encerrou suas atividades. 

De volta à ativa nos últimos anos, o grupo afirma que possui dois objetivos principais: promover ações sociais que favoreçam instituições e famílias carentes da cidade e voltar a percorrer a avenida (objetivo este cumprido em 2019). O Urubu da Serra também reúne as quatro principais torcidas organizadas do Flamengo: Raça; Jovem Fla; Flamanguaça e Urubuzada.

Dentre os exemplos de ações promovidas pelo bloco fora do Carnaval estão a convocação dos componentes e rubro-negros para doar sangue ao Hemocentro da Região Serrana, que funciona anexo ao Hospital Raul Sertã, e a união de esforços para obter recursos e mantimentos em apoio à clínica psiquiátrica Santa Lúcia.

Este ano o enredo será “Maracanã e seus 70 anos, onde conquistamos muitas glorias, no maior palco do futebol do mundo.” Estão abertas as pré-vendas de abadás e copos do bloco para o desfile de 2020. O desfile acontece na segunda-feira de Carnaval, dia 24 de fevereiro, às 19h.

Friburguense, 40 anos de paixão

Dentro do Carnaval de Nova Friburgo não poderia faltar uma agremiação em homenagem ao Friburguense. E ela existe, desfila e a cada ano arrasta uma verdadeira multidão, colorindo a Avenida Alberto Braune com as cores azul, vermelho e branco. 

O Bloco do Frizão surgiu a partir da "Segunda sem lei", evento realizado às segundas-feiras de carnaval por amigos no Friburguense. O encontro ocorria na churrasqueira do clube logo depois do tradicional futebol das piranhas. Aos poucos, a festa foi perdendo força e o número de participantes diminuiu. 

No final de 2005, Edmilson Debossan e o xará Edmilson Py criaram o projeto de um bloco para desfilar na sexta-feira de carnaval, aprovado pelo então vice-presidente social, Jones Canto. O bloco evoluiu e hoje possui instrumentos próprios, comprados com o dinheiro da venda das camisetas. 

O montante também é utilizado na manutenção de algumas peças e compra de adereços. Os enredos retratam assuntos ligados ao esporte e desde 2005, ano de sua fundação só não desfilou em duas oportunidades. Em 2020 o Bloco do Frizão vai exaltar os 40 anos do Friburguense Atlético Clube, em desfile na sexta-feira de Carnaval (21 de fevereiro).

 

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol | carnaval