Força-tarefa vai combater desmanche de veículos no Estado

Operação começou nesta semana na capital e será estendida a todo o interior
quarta-feira, 19 de julho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Uma força-tarefa do Governo do Estado do Rio de Janeiro formada por equipes do Detran, polícias Militar e Civil, Secretaria estadual de Fazenda, Gabinete de Segurança Institucional e Corpo de Bombeiros, iniciou, nesta semana, uma operação permanente contra o desmanche de automóveis em todo o estado. O objetivo é fiscalizar ferros-velhos, lojas de autopeças e oficinas mecânicas na Região Metropolitana e também no interior. Policiais e fiscais dos órgãos iniciaram a operação inspecionando seis ferros-velhos em bairros da Zona Oeste do Rio, região com altos índices de roubos de veículos.

“Essa ação vai permitir que todas as peças comercializadas pela indústria de desmanche de automóveis sejam rastreadas. Nossa meta é reduzir o número de roubos e de furtos de veículos. Com essa operação pretendemos separar o joio do trigo. A segurança pública vai ser dura no combate aos receptadores de veículos roubados. Mas a ação se inicia com o intuito de proteger aquele que atua na reciclagem honestamente, que tem nessa atividade seu ganha-pão, como os catadores”, afirmou o governador Cláudio Castro.

A força-tarefa acontece todos os dias da semana e, neste início, tem caráter educativo. Agentes estão entregando informativos, apontando irregularidades e verificando os documentos das empresas. Numa segunda etapa, as ações passarão a ser fiscalizatórias. Para operar regularmente no Estado do Rio de Janeiro, as empresas dos ramos de desmontagem, reciclagem, recuperação e comercialização de partes ou de peças de veículos automotores têm que se credenciar no Detran.

As informações sobre o credenciamento estão na portaria Detran 6.295, de 19 de setembro de 2022, que normatiza os procedimentos técnico-operacionais deste segmento no estado. Os estabelecimentos podem se credenciar no protocolo-geral do Detran (na sede do órgão, na Avenida Presidente Vargas, 817, Centro) ou para quem está no interior, pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), via usuário externo. Os ferros-velhos de fora da capital podem recorrer também às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Detran. A de Nova Friburgo funciona na Avenida dos Ferroviários, em frente à Rodoviária Norte, no bairro Duas Pedras. 

App Sucata online

Em junho, o Governo do Estado lançou o aplicativo Sucata On-line, para catalogar todos os materiais comprados pelas empresas de reciclagem e ferros-velhos, além de cadastrar os dados dos vendedores e de mercadorias vendidas – com dados de volume, peso e valores. O objetivo é dar mais segurança para as pessoas que trabalham com insumos desta natureza.

A portaria do Detran.RJ completa, com todos os detalhes, pode ser conferida no site do Detran.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: