Força-tarefa aperta o cerco a veículos irregulares

Operações do Estado para reprimir circulação de motos sem placas já ultrapassa 58 mil abordagens, com mais de 40 mil autuações
sexta-feira, 27 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

As operações de fiscalização no trânsito que reúnem agentes do Detran, Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro) e as polícias Militar e Civil, realizadas constantemente nos municípios fluminenses para reprimir a circulação de motos sem placas e de veículos irregulares registrou números expressivos nos últimos meses: 58.916 abordagens, 40.887 autuações, 971 operações realizadas, 7.846 motos rebocadas e 211 carteiras de motorista (CNHs) recolhidas por motivos diversos - por estarem vencidas, cassadas, suspensas ou com o motociclista sem capacete, por exemplo. Muitas dessas operações ocorreram recentemente também em Nova Friburgo. 

As cinco principais infrações registradas nas operações de fiscalização de veículos irregulares no estado são as seguintes: licenciamento atrasado do veículo; conduzir veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir; veículo com sistema de iluminação ou placas adulteradas; veículo em mau estado de conservação; e dirigir sem o cinto de segurança (no caso de carros).

As operações de fiscalização acontecem todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo, nos turnos da manhã, da tarde e da noite. Os locais são determinados seguindo um planejamento estratégico, escolhidos conforme denúncias que chegam à ouvidoria do Detran e por estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) - que identificaram um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocavam em motocicletas, sem placas, para cometer delitos.

As operações

Diariamente, são mobilizados cerca de 20 agentes do Detran, PM, Polícia Civil e Detro, em cada uma das operações diárias, que continuarão nos próximos dias na Região Metropolitana e também no interior. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares também atuam com câmeras portáteis. Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis estão, também, em busca de condutores com mandado de prisão em aberto.

Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O Detro, por sua vez, está disponibilizando os reboques que irão transportar os veículos. Os agentes do Detro também reprimem o transporte clandestino durante as operações.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: