Festival Sesc de Inverno: abertura contará com camerata da Euterpe Friburguense

Confira alguns destaques da programação
quinta-feira, 20 de julho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
O maestro Nelson José da Silva Neto (Foto: Reprodução)
O maestro Nelson José da Silva Neto (Foto: Reprodução)

Da mesma forma que no ano passado, quando sua camerata se apresentou na abertura do evento, na noite desta quinta-feira, 20, o maestro Nelson José da Silva Neto estará conduzindo um grupo de músicos da Real Banda Euterpe Friburguense em apresentação especial para convidados, no lançamento da 21ª edição do Festival Sesc de Inverno, no Teatro Barão de Nova Friburgo, no Country Clube.

A participação da mais do que sesquicentenária agremiação musical no Festival de Inverno não se limita somente a essa noite de pré-estreia. A banda Euterpe está em preparação, durante toda essa semana para o concerto do próximo domingo, 23, às 17h, no mesmo teatro do Country, em conjunto com o multi-instrumentista, compositor e arranjador Itiberê Zwarg - histórico baixista e principal discípulo e colaborador de Hermeto Pascoal, também multi-instrumentista, compositor e arranjador, considerado um dos grandes responsáveis pelo renascimento da música instrumental brasileira.

‘Residência’ na sede da banda, nos 20 anos de regência do maestro

Até domingo, 23, a sede da banda Euterpe Friburguense recebe o músico Itiberê Zwarg, que estará ministrando a residência à música de Hermeto Pascoal, com exclusividade para os músicos euterpistas, culminando exatamente no concerto, com repertório autoral de Itiberê, que desde 1999 criou a Oficina de Música Universal, termo para descrever uma música que, sem preconceitos, engloba todos os estilos, valoriza elementos da tradição musical brasileira e de várias partes do mundo, e ultrapassa a barreira entre a música erudita e a popular.

Celebrando o maestro Nelson José

No ano em que a Euterpe celebra ainda o seu 160º aniversário de fundação, em 26 de fevereiro de 1863, um momento especial deste mês de julho é também a comemoração dos 20 anos de regência de seu maestro Nelson José da Silva Neto, que estreou no Festival de Inverno de 2003, no palco da Ilha do mesmo Country Clube.

Alguns destaques deste fim de semana

Sexta-feira, 21

  • Paulinho da Viola no Palco Ilha - Country Clube - 21h

  • Filhas de Bamba no Palco Gastronômico - Country Clube - 19h30

Sábado, 22

  • Simone no Palco Ilha - 21h

  • Expresso Santiago no Palco Gastronômico - 19h30

Domingo, 23

  • Capital Inicial no Palco Ilha - 20h

  • Giovana Aguilera no Palco Gastronômico - 18h30

O Festival Sesc trará a Nova Friburgo outros shows especiais de destaques nacionais, como Biquini Cavadão, Marcelo Falcão e Vanessa da Matta. Saiba mais sobre a programação que inclui ainda oficinas e demais atrações aqui.

Valorização da cultura e incremento ao turismo

“Nova Friburgo será o único município, entre 17 no Estado do Rio, a contar com seis shows do Festival Sesc de Inverno em dois fins de semana. Batalhamos muito para ampliar a programação em nossa cidade. Não podemos nos esquecer de que foi aqui que o Festival de Inverno nasceu, em 1998, justamente no Nova Friburgo Country Clube, um dos mais belos cartões postais do município, para onde conseguimos que ele voltasse no ano passado, com enorme sucesso”, observa Braulio Rezende, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), gestora do Sesc. Ele lembra ainda que, além de estimular friburguenses e turistas que estiverem visitando Nova Friburgo nestas férias escolares de meio de ano, a consumirem cultura, o festival também é um incremento ao turismo, pois movimenta também a cadeia de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, assim como o comércio.      

Além da música, outro destaque do Festival Sesc de Inverno é o teatro. O Nova Friburgo, por exemplo, abrigará peças como “Eu de você”, com Denise Fraga, no dia 28, às 19h30. A primeira atração desta edição do festival foi o espetáculo “O pior de mim”, com a atriz Maitê Proença. No Sesc, Jackson Antunes apresentará “Coração caipira”, nesta sexta-feira, 21, às 20h, e Zélia Duncan seu “Show poético”, no dia 27, às 20h. Na unidade haverá ainda oficinas de artes visuais, de literatura, eventos de dança, infantis, circenses, entre outras expressões artísticas.

Em 2023, o tema do festival é “Entrelaçar”, que se inspira no movimento original da natureza, encontrado nas raízes das árvores e no DNA, por exemplo, e em atividades humanas, como os circuitos eletrônicos. O conceito simboliza passado, presente e futuro e celebra o diálogo entre artistas e público, nomes consolidados e revelações.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: