Férias: o que fazer e como ocupar o tempo das crianças em casa e com chuva?

Dentro de casa há muitas atividades que podem ser feitas e que encantam crianças de todas as idades e também alguns adultos também amam
sexta-feira, 06 de janeiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Parece que o sol e o céu azul tiraram férias junto com as crianças. Desde dezembro, é possível contar nos dedos os dias em que a chuva deu uma trégua em Nova Friburgo. Se os adultos já não aguentam mais, imaginem as crianças, que estão tendo que abrir mão das tradicionais atividades feitas nas férias de Verão, como se divertir na piscina, desbravar cachoeiras e passeios nos parques. Ficar dentro de casa com crianças tem sido desafiador para os pais.

A pós-graduanda em neuroeducação, professora infantil e educadora parental, Claudinha Aguiar, explica que crianças têm necessidade de movimentação e isso se torna desafiador dentro de casa. “Somado a isso temos as telas e eletrônicos que são um recurso que nos dão o silêncio, descanso e apoio no curto prazo, mas que tem seus efeitos negativos justamente por não sanarem as necessidades de movimentação das crianças. A sugestão é equilibrar e delimitar o tempo de telas, priorizando sempre os videogames com jogos interativos de sensor de presença”, relata ela.

Mas, de acordo com Claudinha, mesmo com chuva e dentro de casa há muitas atividades que podem ser feitas e que encantam crianças de todas as idades e também alguns adultos também amam. 

“Obviamente, nós precisamos ter um repertório a oferecer, estimular e brincar junto algumas vezes porque as telas são muito mais cômodas. Brincar é sair da zona de conforto, estimular a criatividade, desenvolver habilidades e é a linguagem universal da criança, que vem sendo tirada pela agenda cheia e o uso de telas. Basta permitirmos e incentivarmos, que de uma sugestão as crianças criam novas brincadeiras. E aí é importante o adulto abrir espaço para essa criação, permitir a utilização dos brinquedos e objetos para novas invenções”, finaliza ela.

Para ajudar as famílias, Claudinha Aguiar separou algumas sugestões fáceis, com materiais que todos têm em casa e que encantam a galerinha:

- Escavação no gelo

Materiais necessários: potes plásticos, brinquedos que caibam dentro do pote, água. Coloque os brinquedos dentro do pote, complete com água e leve ao congelador. Quando estiver congelado, coloque em um recipiente maior e há duas opções para escavar: usando água morna ou martelinhos de brinquedo ou cozinha. Se quiser deixar ainda mais divertido, pode colocar corante alimentício na água.

- Areia movediça

Materiais necessários: bacia, amido de milho e água. Misture na bacia o amido de milho e um pouco de água. No fundo da bacia fica rígido e difícil de pegar, mas ao pegar se torna líquido. Essa experiência desperta a curiosidade e é uma experimentação sensorial muito divertida!

- Colagem divertida

Materiais necessários: revistas ou livros que possam ser recortados, tesoura, cola, folha A4. Peça para que a criança recorte diferentes imagens e diga que ela precisa criar um personagem utilizando um pedaço de cada imagem. O personagem fica engraçado, as crianças adoram essa experiência e ainda é possível incrementar inventando uma história para esse personagem.

- Circuito de obstáculos

Materiais necessários: almofadas, cadeiras, fita crepe ou corda. Faça um circuito onde a criança precisa pular, passar pelo túnel feito de cadeiras, rolar, andar em cima da linha feita com fita crepe ou corda. Você inicia com algumas ideias e depois geralmente as crianças vão inventando outras.

- Seu mestre mandou

Brinque com sua criança de dar ordens e ela ter que seguir, depois inverta o papel. Além da diversão garantida, essa brincadeira é ótima para desenvolver a resposta aos comandos. Ideias de comandos: pular, dançar, gritar, ir até o quarto, pegar uma colher.

- Desenhar e colorir

Materiais necessários: lápis de cor ou giz de cera, folhas A4 e/ou desenhos impressos.

- Jogos de tabuleiro

Dama, jogo da memória, quebra-cabeça e dominó são sempre bem-vindos em dias assim.

- Pintura com guache no banheiro

Tinta sempre faz um pouco de sujeira, para minimizar, uma ótima sugestão é deixar que a criança brinque com tintas dentro do box do banheiro, com o chuveiro desligado. Acabando a brincadeira, liga o chuveiro e já acaba com a bagunça. Essa atividade proporciona uma liberdade em poder usar tinta livremente, sem o limite do papel ou o medo de sujar a roupa e isso traz uma maior animação às crianças.

- Massinha Caseira

Materiais necessários: 1 xícara de sal, 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara e meia de água, 3 colheres de sopa de óleo, corante alimentício ou suco em pó e uma vasilha para misturar. Preparo: Em uma vasilha grande misture a farinha de trigo e o sal. Em seguida, adicione a água e o óleo. Misture a massinha de modelar caseira até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água. O último ingrediente é o corante, você pode usar corantes alimentícios como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante.

Colônia de férias são boas alternativas

Para os pais que não conseguem tirar férias junto com as crianças, uma boa alternativa são as colônias de férias. E, em Nova Friburgo, há várias opções.

Firjan Sesi

Já estão abertas as inscrições para a Colônia de Férias do Sesi para crianças de 3 a 14 anos, que  podem ser feitas na unidade do Sesi de Nova Friburgo, na  Rua Teresópolis, 248 , na Vila Amélia ou pelo site https://www.firjan.com.br/sesi/qualidade-de-vida/colonia-de-ferias/.

As atividades serão realizadas entre os dias 16 e 27 de janeiro, das 13h às 17h, na própria unidade. Os participantes terão acesso a conteúdos educativos e divertidos voltados à promoção da saúde, além de serem conduzidas por profissionais experientes. Na programação estão futebol, vôlei, queimada, brincadeiras antigas, oficina de culinária, jogos educativos, gincana, oficina maker, entre outros divertimentos e conteúdos educativos.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 0231 231 ou 4002-0231, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Country Clube

A Colônia de Férias do Nova Friburgo Country Clube começa nesta segunda-feira, 9. Serão três semanas de muita diversão para os pequenos. Mas há a opção de escolhas: pacote de 3 semanas, de 2 semanas, de 1 semana e diária. Podem participar crianças entre 3 e 14 anos, e é aberta a sócios e não sócios do clube.

Haverá atividades com brinquedos infláveis, caminhada ecológica, caça ao tesouro, banho de mangueira, oficina de tie dye, piscina, capoeira, oficina de artes, atividades esportivas, distribuição de picolé, algodão doce e pipoca, entre outras.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do clube, e as informações podem ser obtidas pelos telefones (22) 2522-9552 e (22) 99978-0906.

Sesc-RJ

Com a temática “Viva Diferença”, a Colônia de Férias 2023 do Sesc RJ estrutura uma proposta de pluralidade e diversidade cultural. Com atividades que exploram o uso do corpo, do jogo, do lúdico como código simbólico de diferentes regiões do Estado ou de grupos.

Com a proposta de conhecer e vivenciar a diversidade cultural das 5 regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, na programação constam desporto indígena, jogos e brincadeiras regionais, oficinas de danças, como jongo, forró, frevo, maracatu; percussão musical; teatro; cinema, aulas de  artesanato e culinária regional.

As atividades começam no dia 17 de janeiro e vão até o dia 27, entre as 13h e 17h, na unidade do Sesc de Nova Friburgo. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da unidade, que fica na  Av. Pres. Costa e Silva, 231.

Miosótis

A Colônia de Férias do Educandário Miosótis começa nesta segunda-feira, 9, e prossegue até o dia 20 de janeiro. Aberta para crianças entre 2 e 10 anos, a colônia oferecerá diversas atividades que garantirão a diversão da garotada, como tobogã, piscina de bolinha, oficina de culinária, oficina de brinquedos, contação de história, oficina de música, oficina de arte, festa à fantasia skibunda, banho de lama, caça ao tesouro, entre outros.

As atividades acontecem na piscina, ginásio, bosque, quadra, playground, ateliê, estúdio, horta e pátios da escola. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2523 9449 ou WhatsApps (22) 98177 0679 / (22) 99251 7127.

Passeios para quando a chuva der trégua

A cidade é repleta de opções para passeios legais. Pertinho do Centro, tem o Nova Friburgo Country Clube, com toda sua beleza, seu amplo espaço e jardins e seus lagos, com os patos e cisnes, que divertem a garotada. 

Espaço Arp

Outra opção é o Espaço Kids, desenvolvido para o livre brincar, pensado para ser um espaço lúdico, tranquilo, moderno e seguro. Com brinquedos exclusivos na cidade.

  • Espaço Arp

    Espaço Arp

  • Nova Friburgo Country Clube

    Nova Friburgo Country Clube

  • Sesc

    Sesc

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: