Estado fará busca ativa por alunos para evitar evasão escolar

Aulas 100% presenciais retornaram nesta semana nas escolas estaduais
terça-feira, 26 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Estado fará busca ativa por alunos para evitar evasão escolar

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai buscar os alunos que deixaram de frequentar as escolas durante a pandemia. A meta é evitar a evasão escolar. O anúncio foi feito pelos secretários estaduais de Educação, Alexandre Valle, e de Saúde, Alexandre Chieppe, na segunda-feira, 25, quando voltaram às aulas 100% presenciais nos colégios estaduais. Para o retorno dos mais de 700 mil estudantes e 54 mil professores, foi levado em consideração o novo cenário da pandemia da Covid-19. Só em Nova Friburgo, cerca de dez mil estudantes retornaram às salas de aula em 25 escolas da rede estadual. 

No total, mais de 40% dos alunos já estavam em sala de aula, durante o período de ensino híbrido. Para aumentar a frequência e evitar a evasão escolar, o Governo do Estado já iniciou um programa que, além de realizar a busca dos alunos da rede, vai ajudar as escolas com os protocolos de saúde contra a Covid-19.

“O projeto contará com nove mil pessoas e mais de 1,5 mil assistentes sociais e visa garantir cuidados, segurança e bem-estar dos alunos das escolas estaduais no retorno às aulas presenciais, envolvendo a participação das mulheres e da comunidade, inclusive na busca ativa”, explicou Alexandre Valle.

Segundo o secretário, cada etapa do processo de volta às salas de aula foi feita com orientações da Secretaria de Saúde. Mesmo nesse momento de melhora do cenário epidemiológico, com o avanço da vacinação, todas as medidas de proteção estão sendo tomadas, como a distribuição de máscaras, aferição de temperatura, disponibilização de totens de álcool em gel, distanciamento e sanitização das unidades.

“A volta às aulas 100% presenciais é um marco, é mais uma importante etapa da retomada do Estado do Rio depois da crise enfrentada com a pandemia da Covid-19. Estamos monitoramento o retorno em todas as escolas para que esse retorno seja o mais seguro possível”, afirmou Valle. O secretário de Saúde, Alexandre Chieppe, ressaltou que o retorno às salas de aula leva em consideração a queda das mortes e internações causadas pelo vírus e o fato de todas as regiões estarem com baixo risco de transmissão da doença pela segunda semana consecutiva. Houve ainda avanço na imunização da população, com 97% dos funcionários dos colégios vacinados com a primeira dose e mais de 85% com a segunda ou a dose única.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação