Eleições 2022: consulte as principais datas do Calendário Eleitoral

Material facilita o acesso de eleitores, candidatos e partidos aos prazos a serem cumpridos
quarta-feira, 28 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)
(Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Neste domingo, 2 de outubro, milhões de brasileiras e brasileiros irão às urnas  para eleger o presidente da República, governador do estado, senador, deputado federal e estadual. Para facilitar o acesso dos eleitores, candidatos e partidos quanto aos prazos para as Eleições 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou um calendário. Confira as próximas datas. 

Quinta-feira, 29

  • Data a partir da qual o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitora ou eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.

  • Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno. 

  • Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e 0h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.

  • Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida sua extensão até as 7h do dia 30 de setembro.

  • Último dia para os tribunais regionais eleitorais divulgarem na internet os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da junta eleitoral.

Sexta-feira, 30

  • Último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, e reprodução, na internet, de jornal impresso, de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 de página de jornal padrão e de 1/4 de página de revista ou tabloide.

Sábado, 1° de outubro

  • Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre às 8h e 22h.

  • Último dia, até as 22h, para a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som ou minitrio.

Domingo, 2 

(Dia das eleições - 1º turno)

  • Data em que se realizará a votação do primeiro turno das eleições, por sufrágio universal e voto direto e secreto, observando-se, na seção eleitoral: às 8h o início da votação; às 17h o encerramento da votação; A partir das 17h, emissão dos boletins de urna.

  • Data na qual funcionarão as mesas receptoras de justificativa, das 8h às 17h, para o eleitor que não se encontrar em seu domicílio eleitoral no dia da votação.

  • Data na qual, a partir das 17h serão divulgados os resultados da votação para o cargo de presidente da República, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas no primeiro turno.

  • Data na qual, a partir das 17h serão divulgados os resultados das votações para os cargos de governador, senador, deputados federal, estadual e distrital, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas no primeiro turno.

Segunda-feira, 3

(um dia após o primeiro turno)

  • Data a partir da qual, decorrido o prazo de 24 horas do encerramento da votação (17h do dia anterior), até 27 de outubro de 2022, as candidatas, os candidatos, os partidos políticos, as federações e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h à 0h, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas.

  • Data a partir da qual, decorrido o prazo de 24 horas do encerramento da votação (17h do dia anterior), até 29 de outubro, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio.

  • Data a partir da qual, até 28 de outubro de 2022, serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 de página de jornal padrão e de 1/4 de página de revista ou tabloide. 

  • Data a partir da qual estará suspenso o fornecimento da certidão de quitação eleitoral pela internet, pelo Sistema Elo e pelo e-Título.

4 de outubro

  • Término, após as 17h, do período em que nenhum eleitor poderá ser preso ou detido.

5 de outubro

  • Último dia para o mesário que abandonou os trabalhos durante a votação apresentar justificativa ao juízo eleitoral.

7 de outubro

  • Data a partir da qual, até 28 de outubro, será veiculada propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao segundo turno.

15 de outubro

  • Data a partir da qual nenhuma candidata ou candidato que participará do segundo turno poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito.

25 de outubro

  • Data a partir da qual nenhuma eleitora ou eleitor poderá ser preso(a) ou detido(a), salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

  • Data a partir da qual o material da propaganda eleitoral gratuita deverá ser retirado das emissoras, sob pena de sua destruição, contado o prazo de 60 dias após a respectiva divulgação.

27 de outubro

  • Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e 0h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.

28 de outubro

  • Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita de segundo turno no rádio e na TV.

  • Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 de página de jornal padrão e de 1/4 de página de revista ou tabloide, relativa ao segundo turno.

  • Último dia para a realização de debate no rádio e na TV, não podendo ultrapassar o horário de meia-noite.

29 de outubro

  • Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre às 8h e 22h.

  • Último dia, até as 22h, para a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som ou minitrio.

30 de outubro

  • Data em que se realizará a votação do segundo turno das eleições (para os cargos de presidente da República o governador, se necessário), por sufrágio universal e voto direto e secreto, observando-se na seção eleitoral: às 8h o início da votação; às 17h o encerramento da votação; a partir das 17h a emissão dos boletins de urna.

  • Data na qual funcionarão as mesas receptoras de justificativa, das 8h às 17h, para o eleitor que não se encontrar em seu domicílio eleitoral no dia da votação.

  • Data na qual, a partir das 17h, serão divulgados os resultados da votação para o cargo de presidente da República, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas no primeiro turno.

  • Data na qual, a partir das 17h onde houver segundo turno, serão divulgados os resultados das votações para o cargo de governador, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas.

LEIA MAIS

Resultados do primeiro turno das eleições frustraram as previsões das pesquisas feitas pelos principais institutos do país

Material facilita o acesso de eleitores, candidatos e partidos aos prazos a serem cumpridos

Urnas serão “reinseminadas” para o segundo turno no próximo dia 30

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra