Dia da Saudade, neste domingo: palavra que nunca acaba

Não saber como lidar com ausência de algo ou de alguém pode ser um suplício para muitas pessoas
sexta-feira, 28 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Dia da Saudade, neste domingo:  palavra que nunca acaba

Este domingo, 30, é o Dia da Saudade. Um sentimento que aperta ainda mais em tempos de pandemia e isolamento social.

“A saudade é o que faz as coisas pararem no tempo”, disse o poeta Mario Quintana. Já o dicionário definiu: “Saudade é um sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas”. 

Saudade de uma viagem, de uma pessoa querida que mora longe ou que já se foi… Saudade de um momento, da casa da avó, dos amigos da escola, das férias em família. Da infância, do bolo da dinda, do colo de mãe, do afago do pai. 

Saudade que não escolhe cara, idade, lugar, nem circunstância. Aparece assim, de repente e, devagarinho se instala. Sentimento que aperta o coração e que é gostoso de matar, com um abraço, uma lembrança, uma fotografia, um encontro, uma ligação ou uma mensagem de carinho. Já dizia um pensador: “Saudade é uma palavra que nunca acaba”.

Como lidar com a saudade em tempos de pandemia… 

Uma das piores limitações da pandemia, é a falta que sentimos das pessoas que amamos e com quem convivemos. Não é exatamente a escassez de paisagens que nos assola, mas a ausência de pessoas nelas.

Também não é a distância do escritório, da academia ou das festas que incomoda, mas a falta do calor e do afeto dos colegas de trabalho, dos parceiros de malhação e dos amigos que nos acompanham nos eventos festivos. 

Não saber como lidar com a saudade pode ser um suplício para muitas pessoas, pois reviver algumas memórias, mesmo que apenas em pensamento, pode ser bem difícil.

A saudade começa a se tornar prejudicial quando a pessoa se encontra desmotivada e melancólica por repetidas vezes, e não consegue se desgarrar desses pensamentos do passado. Por isso, separamos algumas dicas de como lidar com a saudade: 

Não segure o choro: chorar é a melhor maneira de colocar os seus sentimentos para fora e aliviar a dor emocional que a saudade causa.

Aceite esse sentimento: é necessário entender que a saudade não está presente para nos trazer raiva ou tristeza. Na verdade, é um sentimento que traz lembranças de bons momentos que levaremos sempre conosco.

Utilize videochamadas: aproveitar a Internet para se conectar com quem está longe é a melhor opção!

Seja grato pelos bons momentos: seja grato por aquela pessoa que te fez feliz e lembre-se dos bons momentos juntos de forma saudável. Essa é uma ótima maneira de mudar o foco e colocar a sua atenção somente nas coisas boas. Precisamos lembrar que a dor da saudade pode até não passar, porém, com o tempo, ela será substituída pelas boas lembranças dos momentos vividos. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: