Contra evasão, professores do Ceja incentivam alunos a se matricularem

Acompanhamento diferenciado e auxílio tecnológico são atrativos para quem deseja concluir os estudos e está fora da idade escolar
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Contra evasão, professores do Ceja incentivam alunos a se matricularem

A luta contra a evasão escolar é um dos grandes desafios da Educação atualmente. Após as aulas presenciais terem permanecido suspensas por conta da pandemia durante quase todo o ano passado, as instituições tiveram que se adaptar ao modelo das aulas online, utilizado principalmente na modalidade do ensino à distância. Com isso, diversas famílias optaram por cancelar as matrículas de seus filhos e, muitos, ainda sob desconfiança do futuro escolar, ainda não realizaram a inscrição dos estudantes nas instituições.

O próprio Secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, admitiu no ano passado preocupação com a possível debandada, principalmente de alunos de instituições públicas e que a Seeduc iria estudar maneiras para impedir que os estudantes abandonassem a escola. “Reprovar um aluno este ano (2020) é dar campo para a evasão escolar. Estamos atentos a isso e queremos que nossos alunos fiquem nas escolas. A gente sabe os caminhos que podem ser abertos com os adolescentes fora do ensino e não queremos isso”, avaliou.

Inscrições abertas no Ceja

Já estão abertas, em todo o Estado do Rio, as matrículas para novos alunos que desejam ingressar no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) que tem atuação em escolas da rede estadual de ensino e administradas pela Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Ceja é destinado para quem deseja concluir os ensinos fundamental e médio e está fora da idade escolar. O processo continua totalmente online. Em Nova Friburgo, a unidade está localizada na Praça Demerval Barbosa Moreira, 15 – Centro, ao lado do Ienf.

     Os professores do Ceja tem feito uma campanha para incentivar. O professor de Geografia, Rildo de Almeida, leciona na unidade desde 1999. Segundo ele, a evasão escolar na modalidade de ensino de jovens e adultos é bastante significativa. “Seja pela experiência, seja pelas pesquisas em ensino à distância, os principais motivos que levam o aluno a abandonar os estudos, são: dificuldade de adaptação à rotina de estudos individuais que a nossa escola exige; a ideia errada de que é possível aprender sem esforço e dedicação; falta de tempo e de disposição para estudar e participar do curso; acúmulo de atividades, tais como, trabalho, família e estudos; metodologia de ensino diferenciada que exige esforço individual, muita disciplina e organização; falta de espaço adequado para estudar em casa; distração com outras atividades consideradas mais prazerosas; também ocorre, em alguns casos, falta de maturidade e de objetivos bem definidos pelos alunos”, elencou o professor que continuou ao explicar que a proposta do Ceja propõe, de forma incisiva, a dar amplo apoio didático e pedagógico ao aluno, para que ele não desista de seus sonhos.

 “O Ceja, através de seu corpo docente e de apoio, procura sistematicamente, oferecer ao aluno as melhores condições possíveis para que ele se adapte à metodologia da escola, avance nos estudos e consiga concluir o ensino médio e fundamental, apesar de toda a dificuldade que ele terá que enfrentar para alcançar a meta final e ampliar seu horizonte de vida”, finalizou Rildo.

A professora de História, Vânia Tavares, que também está na unidade desde 1999 reforçou a importância dos alunos se matricularem para concluir as etapas de ensino fundamental e médio. De acordo com a professora, a unidade vai oferecer auxílio tecnológico para os estudantes que não possuem computador em casa ou tenha dificuldade ao manuseá-los. “O Ceja oferece oportunidades de acesso aos cursos de fundamental II e médio para jovens e adultos que não conseguiram concluir de forma presencial sua vida escolar. Durante a pandemia, a rede Ceja ofereceu atendimento online aos seus alunos, que também fizeram provas, incentivando-os a prosseguirem com seus estudos. O Ceja está disponibilizando os seus computadores e pessoal para melhor atender os alunos e dar continuidade à vida escolar”.

Como se matricular 

A primeira etapa consiste na pré-matrícula que deve ser feita no site (sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/prematricula). Depois é necessário encaminhar um e-mail para a escola onde o aluno deseja estudar anexando os documentos exigidos (a lista completa está disponível em www.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/).

Para se tornar aluno do ensino fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o ensino médio. Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o estudante matriculado no Ceja estuda de acordo com sua disponibilidade através de uma plataforma online adequada para o ensino semipresencial. O aluno conta sempre com o apoio de professores no estudo das diferentes disciplinas e o material didático é disponibilizado gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem.

Próximas etapas

1. Veja qual é a escola mais perto. Acesse www.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/;

2. Fazer a pré-matrícula no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/prematricula/;

3. Após a pré-matrícula, o aluno deve encaminhar um e-mail para a escola onde deseja estudar enviando os documentos necessários;

4. A confirmação da matrícula será realizada pelo mesmo e-mail que o aluno enviou os documentos;

5. O aluno receberá a confirmação da matrícula com orientações para iniciar seus estudos de casa: como e o que estudará; número de matrícula; vídeo explicativo de como acessar a plataforma online de ensino;

6. Os documentos originais deverão ser apresentados, obrigatoriamente, quando a unidade escolar voltar a funcionar presencialmente;

7. Em caso de dúvidas, o aluno pode entrar em contato, por telefone ou e-mail, diretamente com a escola pretendida.

Documentos necessários:

carteira de identidade; CPF; comprovante de residência atualizado; histórico escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do Enem ou Encceja ou provão dos exames supletivos; certidão de nascimento ou casamento; certificado militar (sexo masculino).

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação