Como a Páscoa é celebrada em outras religiões

Na Umbanda e no Candomblé, por exemplo, a comemoração da Páscoa é igual à da Igreja Católica, pois 99% da crença vem do catolicismo
quinta-feira, 06 de abril de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Arte: Freepik)
(Arte: Freepik)

Uma das celebrações religiosas mais marcantes e respeitadas no mundo é a Páscoa, que tem origem na tradição judaico-cristã e em elementos ligados às celebrações do equinócio da primavera, além daqueles que foram sendo incorporados dos povos cristianizados ao longo do tempo.No entanto, a data não é celebrada por muitas religiões, em função do conjunto de dogmas próprios de cada uma.

Na Umbanda e no Candomblé, por exemplo, a comemoração da Páscoa é igual à da Igreja Católica, pois 99% da crença vem do catolicismo. Na Sexta-Feira Santa, inclusive, muitos terreiros não abrem.

Já a Páscoa judaica celebra a libertação do povo judeu da escravidão do Egito, remetendo a fatos ocorridos há mais de três mil anos. A data também é conhecida como "Festa da Libertação" ou "Pessach". Na noite de celebração, as casas judaicas devem estar limpas e arrumadas. Além disso, qualquer tipo de alimento fermentado tem o seu consumo proibido. Um dia antes da Páscoa, a família deve jejuar em homenagem aos primogênitos que não foram atingidos pela última das pragas egípcias.

Para as testemunhas de Jeová, a data é importante, mas não há comemorações especiais. O budismo também não comemora a Páscoa. A doutrina tem suas próprias festas e as mais celebradas são as que fazem referência ao nascimento de Buda.

Os muçulmanos também não festejam a Páscoa, já que as cerimônias mais importantes do islamismo é o Ramadã: um mês de jejum, em que se celebra a primeira revelação feita por Deus a Maomé, e a peregrinação a Meca. 

Apesar das raízes do cristianismo e do islamismo terem as mesmas origens, tendo como profetas Abraão, Noé e Moisés, os destinos históricos são diferentes. Para a crença islâmica, o profeta é um ser sagrado com a missão de trazer a palavra de Deus, e por tal motivo, nunca poderia ser crucificado. Para eles, a Páscoa significa a renovação da fé.

Por sua vez, os evangélicos, como todos os cristãos tradicionais, dão grande importância para a Semana Santa e a Páscoa. Durante a sexta-feira santa acontece um culto especial, chamado "Cantata", onde há apresentações de teatro, música e dança. Já no domingo de Páscoa há o culto da ressurreição. No entanto, cada igreja tem o seu estatuto e sua forma de atuar, mas existe algo que é genérico: não acreditar no coelho da Páscoa e nem no chocolate.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: