Comércio otimista com aumento das vendas de chocolates

Este ano, a Páscoa será celebrada mais cedo, no próximo dia 31. Expectativa de crescimento nas vendas é de 2,5%, em média
sexta-feira, 01 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Thiago Lima)
(Foto: Arquivo AVS/Thiago Lima)

Os comerciantes fluminenses estão apostando alto na Páscoa deste ano, quando a procura por chocolates costuma aumentar consideravelmente. A estimativa é que as vendas cresçam em média 2,5% no Estado do Rio de Janeiro neste mês. Devido ao Carnaval ter ocorrido no início de fevereiro, a Páscoa será celebrada mais cedo, no próximo dia 31. A data é festejada após a Quaresma e culmina na Semana Santa, reverenciando a ressurreição de Jesus Cristo. 

A Páscoa, que tem o chocolate como símbolo comercial, é considerada pelos lojistas como o “segundo Natal”, pois há sempre uma enorme procura, não só pelos tradicionais ovos de chocolate, mas também por bombons, trufas, cestas e colombas pascais. No comércio de Nova Friburgo, várias lojas especializadas já exibem decorações especiais com ovos de chocolate em suas vitrines atraindo a curiosidade da criançada. 

Uma pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas), divulgada nesta sexta-feira, 1º, ouviu 250 comerciantes para conferir a expectativa dos empresários e como eles se prepararam para a Páscoa.

A pesquisa buscou informações sobre estoque, produtos, promoções e perspectivas de vendas, e contou com a participação de empresários dos setores de brinquedos, vestuário (adulto e infantil), calçados e bolsas, papelaria, perfumaria e cosméticos, joias e bijuterias, eletrodomésticos, utensílios para o lar e celulares.

Procura ainda tímida 

Para 70% dos lojistas ouvidos pelo CDLRio, o preço médio do gasto com presentes nesta Páscoa, por pessoa, deve ficar em torno de R$ 150; para 20% até R$ 200; para 8% até R$ 260 e para 2% acima de R$ 270 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito e débito, Pix e dinheiro como forma de pagamento. 

A procura de clientes nas lojas de chocolates, por enquanto, ainda é bem pequena. Os preços não agradam grande parte dos consumidores. “Já tem muita gente procurando ovos de chocolate, mas apenas verificando os preços que não estão tão doces este ano. Os ovos de chocolate estão custando acima de R$ 40. Há ovos que custam mais de R$ 100”, revela o vendedor de uma loja na Avenida Alberto Braune acreditando que, como nos anos anteriores, os consumidores deverão deixar as compras de chocolates para a última hora, disputando promoções.       

Segundo o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, o comércio fluminense está se reinventando nesta Páscoa oferecendo outros produtos além do chocolate como bichos de pelúcia, brinquedos, jogos eletrônicos, cartões criativos e kits montados nas papelarias ao gosto do cliente, roupas (infantis e de adultos), joias e bijuterias entre outros artigos como opções de presentes.

“Por isso os empresários estão inovando a cada ano nesta Páscoa para seduzir os consumidores, direcionando o foco, não apenas para as crianças, mas também para os adultos, atraindo atenção especial dos casais, principalmente dos namorados”, explica.

Uma Páscoa não só de chocolates 

Ainda de acordo com a pesquisa, os lojistas fluminenses estão preparados para atender o consumidor que não quer apenas dar de presente ovos de chocolate: 65% acreditam em aumento de 2,5% nas vendas; 27% em crescimento de 4% e para 8% as vendas aumentarão 3,5%. Para isso, os comerciantes criaram uma série de ações para estimular os consumidores: apostam na decoração de suas lojas e vitrines; no lançamento de novos produtos, campanhas publicitárias, kits promocionais, descontos no total das compras e formas de pagamento facilitado.

A pesquisa mostra também que apenas 20% dos lojistas contrataram funcionários temporários para as funções de vendedor, caixa, promotor de vendas, demonstrador e repositor. Desses, 10% disseram que pretendem manter o quadro de reforço após o período de Páscoa, mas que isso vai depender do comportamento das vendas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: