Chuvas de verão: Defesa Civil amplia serviço de alerta de riscos no Estado

População poderá receber informes meteorológicos por Whatsapp e Telegram
sábado, 05 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

A Secretaria estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ) vai ampliar o serviço de alerta de risco de desastres por mensagem de celular. Desde a última quinta-feira, 3, avisos e informativos meteorológicos, hidrológicos e geológicos estão sendo divulgados gratuitamente para a população via Whatsapp e Telegram. O Rio de Janeiro é, mais uma vez, pioneiro em ferramenta de prevenção. Em 2014, o governo estadual implantou este tipo de comunicação via SMS e, agora, inova por meio de aplicativos de mensagem instantânea.

De acordo com o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, os novos canais serão complementares às informações já enviadas atualmente. “A iniciativa tem como objetivo aumentar a cobertura dos anúncios. Hoje, contamos com 1,4 milhão de cadastros no SMS. Quanto mais pessoas alcançadas, maior e mais rápida é a resposta a fim de evitar tragédias”, explicou o oficial. 

Cadastramento gratuito

Whatsapp: Basta enviar uma mensagem para (21) 985 969 152 e seguir as instruções.

Telegram: A adesão é feita por meio do link (t.me/monitoramentocemadenrj) 

“Já no primeiro contato, o cidadão receberá uma resposta automática solicitando o registro de dados básicos, como nome, telefone e município. As informações são importantes para personalizar os alertas, que serão enviados de acordo com a região de interesse/residência”, explicou o diretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), tenente-coronel Anthony Barreda.

 

LEIA MAIS

Previsão do fim de semana na cidade é de sol com muitas nuvens, pancadas de chuva à tarde e à noite

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Defesa Civil