Chuva constante preocupa, mas cidade resiste bem

Defesa Civil registrou 39 ocorrências, todas sem gravidade
terça-feira, 10 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Já chegamos a terceira semana do verão e o símbolo da estação mais quente do ano, o sol, ainda não deu as caras por aqui. Pelo contrário, a sensação que se tem é que o inverno se fixou em Nova Friburgo, pois a cidade tem registrado em pleno janeiro, temperaturas em torno de 10 a 12 graus à noite. E o pior, com chuva. E muita chuva. 

Desde dezembro, tem chovido todos os dias na cidade que, felizmente, tem resistido bem a tanta água, segundo a Defesa Civil. Nos últimos 30 dias o órgão já registrou o acumulado de 300 milímetros de chuva. O dia mais preocupante e com chuva mais intensa e contínua foi o último domingo, 8, quando houve o registro de 66 mm de precipitação. De 1º de janeiro até nesta segunda-feira, 9, a Defesa Civil somou 39 ocorrências, todas sem vítimas. Foram 20 chamados referentes a quedas de árvores; 11 vistorias técnicas; seis de ocorrências diversas e dois deslizamentos. Não há desabrigados ou desalojados, mas Nova Friburgo continua em estado de atenção. Até agora a ocorrência mais grave foi a queda de uma árvore e dois postes na Rua Acre, no bairro Bela Vista, na semana passada. Em vários bairros houve pequenos deslizamentos de terra nas ruas.  

A Defesa Civil orienta os moradores, principalmente os das áreas de risco a observarem os comunicados do órgão através de mensagens de texto por celular e seguir as determinações. O órgão recebe todos os dias as previsões do Cemaden Rio e do nacional também com a previsão de chuvas para a Região Serrana.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: