Cerimônia marca os 45 anos da Associação Nova Friburgo-Fribourg

Além da cultura, a ANFF apoia ações turísticas e econômicas, dando suporte a eventos promovidos pelo Consulado da Suíça no Brasil
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Uma solenidade na manhã deste sábado, 24, na Praça das Colônias, no Suspiro, vai celebrar os 45 anos de fundação da associação de intercâmbio com a Suíça, Nova Friburgo-Fribourg (ANFF), completados no último dia 17. Na ocasião, a atual presidente da entidade, Cléria Helena Frotté, e o presidente de honra da ANFF, Geraldo Thurler, pretendem reunir associados para estimular a integração dos membros das famílias de descendentes da nação helvética, a primeira a participar da colonização de Nova Friburgo há quase 206 anos. 

Na cerimônia Cléria e Geraldo Thurler farão um balanço dos diversos projetos e atividades socioculturais de intercâmbio com a Suíça promovidos, desde 1979, resgatando valores e tradições e mantendo viva a herança dos antepassados que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Nova Friburgo. 

Além da cultura, a ANFF apoia ações turísticas e econômicas, dando suporte a eventos promovidos pelo Consulado da Suíça no Brasil, além de colaborar com as atrações culturais desenvolvidas pela entidade coirmã Associação Fribourg Nova Friburgo, com sede na Suíça.  

A ANFF também participa ativamente em programas e encontros realizados em parceria com o Governo Suíço, e também, colabora nas atividades promovidas pelo Instituto Fribourg-Nova Friburgo que é mantenedor do Complexo que abriga a Queijaria Escola, a Chocolataria, o Memorial da Imigração Suíça e um teatro na Casa Suíça, no Circuito Tere-Fri (rodovia RJ-130, altura de Conquista, no distrito de Campo do Coelho.    

A ANFF em seus 45 anos de atividades contabiliza oito encontros suíço-brasileiros, tendo ocorrido o último em 2018, na comemoração dos 200 anos da fundação de Nova Friburgo, quando esteve aqui uma comitiva de 168 suíços, além da comemoração da assinatura do acordo para a fundação da Colônia Suíça, na Fazenda do Morro Queimado, dando assim, origem a cidade de Nova Friburgo. Em contrapartida, em 2019 uma comitiva de brasileiros partiu para a Suíça, em comemoração aos 200 anos da saída dos imigrantes suíços, rumo ao Brasil.

Outra importante contribuição de cunho cultural da ANFF é a realização do Festival do Chocolate que teve início em 1996, com a participação das famílias descendentes, que hoje é um evento reconhecido e que faz parte do calendário turístico da cidade. Com o objetivo de manter acesa a chama da ancestralidade, todo dia 1º de agosto, é aberto o evento Agosto Suíço, que durante todo o mês de agosto promove atividades culturais, folclóricas e gastronômicas, com a participação ativa do Grupo Folclórico Swissando de danças típicas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: