Bernardo Costa compete no Wodapalooza, maior evento de crossfit do mundo

Participação em Miami será o ápice do início da promissora trajetória do atleta friburguense na modalidade
quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
por Vinicius Gastin
Há apenas dois anos no crossfit, Bernardo já coleciona grandes eventos e conquistas
Há apenas dois anos no crossfit, Bernardo já coleciona grandes eventos e conquistas

Chegou a hora de Bernardo Torquato Costa, um dos jovens talentos do esporte de Nova Friburgo, representar o município em uma competição internacional. E não é qualquer uma. Atleta de crossfit, ele vai participar do maior evento do mundo da modalidade, o Wodapalooza, a partir desta quinta-feira, 13, até o próximo domingo, 16, em Miami, nos Estados Unidos.

A competição contará com muitos dos principais atletas do mundo, concorrendo a uma super premiação de U$ 500 mil (o 1º lugar recebe U$ 100 mil, o 2º lugar, U$ 35 mil, e o 3º, U$ 20 mil). O Wodapalooza 2022 terá transmissão ao vivo gratuita pela primeira vez.

A classificação para o Wodapalooza veio através de uma etapa online, o maior campeonato do mundo de crossfit. Bernardo já está entre os 20 melhores atletas do mundo. Na sua categoria de Bernardo, 16 a 17 anos, participaram cerca 1.900 atletas, onde, na primeira fase, 190 se classificariam. O atleta de Nova Friburgo fez parte destes 10% de vitoriosos, sendo o 19° colocado do mundo, o quarto melhor da América do Sul e o terceiro do Brasil.

A história de Bernardo começou em 2018, quando participou, pela primeira vez, de uma aula de crossfit em Cachoeiras de Macacu. Já neste primeiro momento, o coach responsável, Israel Ribeiro, comentou com o tio, Vinícius Costa, sobre o potencial do garoto. Incentivo que, num primeiro momento, não foi o suficiente para a continuidade da prática de imediato.

“Eu descobri o crossfit quando fui visitar o meu tio em Cachoeiras de Macacu e um amigo estava para abrir um box por lá. Para incentivá-lo, começamos a treinar. Eu me apaixonei e sempre que ia lá, participava das aulas, mas quando voltava para casa, minha mãe ainda tinha esse pensamento de que o crossfit machuca. Por isso eu não comecei de imediato. Depois, competi com  com um amigo e vencemos nessa categoria. A partir dali percebi que, se eu me dedicasse um pouco mais e tivesse um treino específico, poderia alcançar resultados melhores”, contou Bernardo.

A partir de meados de setembro de 2019, o jovem friburguense começou a intensificar os treinamentos, com uma programação especialmente montada para ele próprio. A evolução é notória e já se materializa em participações nas maiores competições da modalidade, conquistas e planos. Naquele mesmo ano participou de um torneio online para iniciantes com atletas de variadas partes do mundo, e o primeiro colocado.

Em 2020, Bernardo esteve presente no Torneio Crossfit Brasil, alcançando a 6ª colocação. Neste ano, melhorou a marca e conquistou o pódio, na terceira posição. “Foi uma das maiores experiências da minha vida, porque participar do TCB é um objetivo de todos que competem na modalidade, a cada temporada. E neste ano, por conta da pandemia, as vagas foram reduzidas. Na minha categoria, por exemplo, foram apenas cinco, metade do que normalmente acontece. Na fase online, de classificação, fiquei em primeiro lugar. E lá, em Pinheiros, São Paulo, onde aconteceu o campeonato, consegui a terceira colocação. Comecei a treinar em 2019, e competi contra pessoas que treinam há quatro, cinco anos”, resumiu.

E a aposta do jovem talento é realmente no tempo e nas experiências. Com a oportunidade de fazer ainda mais história em Miami, Bernardo sabe que a evolução é gradual. Apaixonado pela modalidade, defende o processo de aprendizado e destaca o crossfit como uma modalidade democrática a partir das adaptações dos movimentos.

“Como em todo o esporte não adianta ser rápido. Tem que trabalhar a base. Há sim, movimentos complexos, que as pessoas podem se lesionar se não fizerem da forma correta. É preciso não pular etapas, e com esse trabalho, os movimentos e cargas vão evoluindo. Qualquer tipo de pessoa, de qualquer idade, pode praticar a modalidade, com a devida adaptação”, explica Bernardo.

 

LEIA MAIS

Apesar dda vaga garantida no maior evento do mundo da modalidade, friburguense não conseguiu permissão para viajar

Modalidade cresce em ritmo acelerado e Nova Friburgo ganha boxes e praticantes a cada dia

Treinão aberto a alunos de todas as academias da cidade tentará levantar recursos para o atleta com venda de açaí

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: crossfit