Autoridades e desportistas avançam com o Calendário Municipal

Objetivo é elaborar uma agenda unificada de eventos em Friburgo, contemplando o esporte e outras áreas relacionadas
terça-feira, 07 de dezembro de 2021
por Vinicius Gastin
Calendário em debate: autoridades do município e da PM participaram do encontro
Calendário em debate: autoridades do município e da PM participaram do encontro

A elaboração de um calendário de eventos unificado em Nova Friburgo, contemplando o esporte e outras áreas relacionadas – à exemplo da cultura e do turismo - é um sonho antigo. E parece estar caminhando para, pela primeira vez, se tornar uma realidade. O novo passo rumo a este objetivo foi dado após reunião extraordinária do Conselho Municipal de Esportes, promovida no último dia 30 de novembro na Biblioteca Pública Municipal.

O encontro contou com a presença de diversos promotores de eventos esportivos e representantes das mais variadas modalidades, além de membros do Conselho de Esportes e autoridades do município. Após a exposição de ideias, sugestões e possibilidades, dentro da estrutura que Nova Friburgo pode oferecer, ficou agendada a próxima reunião para o final de janeiro.

A ideia é que cada setor possa apresentar o seu calendário e, pela primeira vez, a cidade tenha uma programação de eventos unificada. Os interessados em incluir eventos no calendário deverão procurar os conselhos ou secretarias de Esportes, Turismo ou Cultura.

Participam da reunião os secretários municipais de Cultura, Joffre Evandro; de Esportes, João Victor Duarte, e Flávio Cler, representante da Secretaria de Turismo. O capitão Garcia representou a Polícia Militar de Nova Friburgo (11ºBPM), enquanto o Comenf esteve presente através do seu presidente, dr. José Antônio Verbicário Carim.

Além destas autoridades, também participaram Irene Blanck, baluarte do esporte na cidade; o professor Filipe Grativol, da Freecombat, promotor de eventos de artes marciais; Johnatan Araújo, representado a Assaman; Kleber Tavares, entusiasta do kartismo em Nova Friburgo; o promotor de eventos Aiã Reis; Gabriel Domingues, do Projeto Esporte para Todos; Cláudio Herdy e Kelson, representando a Liga Carioca de Down Hill; o professor Sávio Badini, coordenador da base do Friburguense e da Escolinha do Flamengo; professor Augusto Theodoro, membro do Conselho e presidente da Ascof e Thayan Carestiato.

A criação de um Calendário Municipal de Eventos Esportivos já foi discutido em inúmeras reuniões do Conselho Municipal de Esportes, levantado por diversos secretários que estiveram à frente da pasta em Nova Friburgo, mas nunca saiu do papel de fato. Antes desta, uma outra reunião havia sido promovida recentemente, contando com as participações da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Conselho de Esportes e com produtores de eventos esportivos.

Também estiveram presentes, naquele primeiro momento, representantes das secretarias municipais de Turismo e Cultura, além do 6º Grupamento de Bombeiro (GBM) de Nova Friburgo, representado pelo tenente Johnson. O militar, inclusive, prestou esclarecimentos importantes quanto a legalização de eventos.

"O esporte é uma esfera muito mais ampla do que somente praticar atividades físicas. Temos um enorme potencial turístico e organizar esse calendário de eventos esportivos incrementa também turismo e a geração de renda para o município de Nova Friburgo. Apoiar o esporte é investir em um futuro melhor para nossa população”, comentou à época o secretário municipal de Esportes e Lazer, João Victor Duarte.

A elaboração de um calendário municipal de eventos esportivos pode trazer também inúmeros benefícios para a economia friburguense, sobretudo através do turismo. Com uma programação articulada e divulgada de forma eficiente, é possível atrair, além dos participantes, inúmeras outras pessoas à Nova Friburgo. Algumas produções já são tradicionais na cidade, e num contexto de normalidade, são promovidas anualmente.

“A organização deste calendário é uma briga que nós temos. É de grande importância, por exemplo, para a questão do turismo. Temos eventos de médio e grande porte, à exemplo do Junfri (Jogos Universitários Friburguenses), que sempre movimenta uma grande quantidade de pessoas. É preciso haver um planejamento conjunto com a saúde e outros setores. Há uma certa dificuldade para organizar esse calendário, pois são muitos os eventos e que acontecem em períodos específicos. Sendo assim, pensamos fazer dois tipos de calendários: um fixo, com eventos que exigem mais organização, e um móvel, com eventos que não envolvam tanto as questões da saúde, turismo e mobilidade urbana, por exemplo”, revelou Duarte.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: