Audácia e coragem são as palavras de ordem para manter vivo um jornal impresso

A VOZ DA SERRA resiste e não desiste de continuar noticiando e informando o friburguense
quinta-feira, 06 de abril de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)
A VOZ DA SERRA. Quase oito décadas de circulação, registrando fatos e acontecimentos de uma cidade que evolui no mesmo ritmo das cidades grandes. Diariamente o jornal registra fatos, personagens, relatos, flagrantes e demandas da população de Nova Friburgo, município onde nasceu, cresceu e permanece. 

Desde 1995, o jornal é o único impresso diário em Nova Friburgo
Fundado em 7 de abril de 1945, o AVS é uma fonte inesgotável de consulta para historiadores, pesquisadores e demais interessados, de qualquer parte do mundo, através de um acervo digitalizado. 

O jornal surgiu com o intuito de divulgar as ações do Partido Social Democrático (PSD) em Nova Friburgo e região, logo após a Segunda Guerra Mundial. Portanto, um desafio para seus fundadores, e depois para o patrono Américo Ventura Filho, um dos primeiros diretores. 

Ao longo de quase 30 anos, Américo editou A VOZ DA SERRA. Desde o início de sua trajetória, com o auxílio de apenas um tipógrafo, perseguiu a meta de fazer um jornalismo sério, combativo e fiel aos seus ideais. E assim logrou conquistar a admiração de seus conterrâneos ao construir com esforço próprio os pilares que sustentam o prestígio do jornal, até os dias atuais.

Em março de 1973, com o falecimento de Américo Ventura, o filho Laercio Rangel Ventura assumiu o comando do jornal, onde permaneceu por 40 anos, até 3 de fevereiro de 2013, data de seu falecimento.  Honrando o nome e o compromisso do pai, Laercio manteve a isenção e a seriedade na relação com o leitor, características que tornaram o veículo líder de mercado na região e um dos mais respeitados no interior fluminense.

Com a partida de Laercio, assumiu Adriana Ventura, com a mesma firmeza e ideais do pai e avô. Com igual espírito empreendedor, a nova diretora aderiu às novas tecnologias, fortalecendo a marca A VOZ DA SERRA, que até o momento conta com mais de 10.770 edições, ao longo de seus 78 anos, completados nesta sexta-feira, 7.

Plataformas digitais 

Voltando no tempo, resumimos: em 1997, o jornal deu mais um passo em direção à modernidade, ao lançar um site, quando a internet ainda era novidade no Brasil e somente jornais de grande circulação tinham plataformas digitais: foi o primeiro veículo da região a criar seu próprio site, há mais de 25 anos. Investindo e acompanhando a evolução das novas tecnologias, hoje o jornal pode ser acessado nas principais redes sociais, em qualquer lugar do mundo.

A determinação herdada do pai — que sonhava com seus conterrâneos e demais interessados espalhados por vários países acessando as notícias de Nova Friburgo —, se fortaleceu sob a direção de Adriana Ventura: hoje a empresa oferece aos seus leitores um site cada vez mais ágil e plural, constantemente atualizado, no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e WhatsApp.

Produzir conteúdo jornalístico de interesse público e de qualidade, com credibilidade, independência e transparência, é o seu fundamento. E Nova Friburgo, a sua causa. Assim é a A VOZ DA SERRA.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: