Você sabe de que espírito é?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

“Vós não sabeis de que espírito sois...”. Lucas 9:51-56

Tempos atrás vi um anúncio de um programa jovem numa igreja. O título do programa era: “As aparências não enganam.” De fato, muitas vezes as aparências não enganam porque escapa em nosso comportamento o que vai em nosso íntimo, na parte mais profunda da mente humana.

Grande conhecimento é conhecer-se a si mesmo. Você conhece a si mesmo? Sabe de que espírito é? Entende por que tem explosões emocionais que ferem as pessoas ao redor, ainda que você ache que foi “normal” o que fez, negando seu descontrole? Ou ainda não entende por que é vítima de abusos sem saber se defender e proteger?

A guerra espiritual entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, a justiça e a injustiça existe em nossa mente, em nosso círculo familiar, nas igrejas, no mundo político, empresarial, na sociedade. Jesus tinha clara percepção disso. Aparentemente do nada ocorreu um episódio entre o Senhor Jesus e Judas narrado assim nas Escrituras: E, após o bocado, entrou nele [Judas] Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.” João 13:27. Para o Senhor da Luz – Jesus Cristo – as aparências não enganam mesmo. Não era mais Judas agindo sozinho.

Você sabe de que espírito é? Tem se perguntado sobre que espírito possui sua mente? Ser membro de uma igreja ou de uma sociedade secreta, ter alta posição eclesiástica, não é garantia de ter o Bem no comando de sua vida. Não há meio termo sobre quem comanda nossa mente, ou é o bem ou o maligno.

Mas há grande diferença entre pessoas responsivas ao Deus Criador do Universo e as que são resistentes a Ele. “E aconteceu que, completando-se os dias para a Sua Assunção, manifestou [Jesus] o firme propósito de ir a Jerusalém. E mandou mensageiros diante da Sua face; e indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para Lhe preparem pousada. Mas não o receberam.... E os discípulos Tiago e João, vendo isso, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma... porém Jesus os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois...”. Lucas 9:51-56. Tiago e João nesse episódio representam aqueles que ainda possuem um espírito imaturo com doses de perversidade, mas tendo o coração sensível à voz de Deus. Aceitam a repreensão divina e mudam de atitude.

Por outro lado, há os que possuem não só um espírito imaturo com doses de perversidade também, mas sendo pessoas refratárias, insensíveis, resistentes à luz espiritual da verdade. São dolosas, rejeitando a luz com um ar de superioridade. Destas, o Deus da Bíblia Se refere dizendo: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.” Mateus 23:13.

Hoje a Luz dá a chance a você de dar uma examinada para saber de que espírito você é. Não resista à essa Luz. Se há algo em seu jeito de ser que precisa de urgente mudança, admita isso, peça perdão por funcionar assim, e tome a decisão de resistir aos impulsos doentios de sua mente, evitando repetir o mesmo comportamento destrutivo. Há promessas que o Criador deixou nas Escrituras que ajudarão você nessa tarefa que é individual e pessoal. E esta prática é o complemento que pode estar faltando em sua recuperação de sofrimentos comportamentais que a psicoterapia e/ou a psicofarmacoterapia ou tratamento medicamentoso não conseguem prover adequada e profunda ajuda.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.