Dose de reforço da vacina

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Dose de reforço da vacina
A terceira dose de vacina contra a Covid-19 ou dose de reforço para a população idosa já começou em várias cidades brasileiras. Em Nova Friburgo, no entanto, até o fechamento desta coluna, nem indicativo ou planejamento de quando começará. A terceira dose para idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos foi determinada pelo Ministério da Saúde, acompanhando decisão de outros países.

Benito em Sampa teve a dose
O mais ilustre dos friburguenses deu o exemplo e recebeu nesta semana a sua dose de reforço. Benito di Paula mora em São Paulo e tomou a vacina na capital paulista. Seu filho, Rodrigo Vellozo, fez questão de compartilhar o momento nas redes sociais com uma mensagem pró-vacina: “agradeço e me emociono... papai imunizado com a dose de reforço” – escreveu o cantor que ainda compartilhou as hasgtags vacina para todos e vacina salva vidas.

À espera
Os moradores de Nova Friburgo seguem à espera e assistem, por exemplo, moradores do Rio de Janeiro já sendo vacinados. Na Região, cidades como Teresópolis e Trajano de Moares já aplicam a terceira dose na população idosa. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde havia determinado, inicialmente que a dose fosse acima de 70 anos, mas alterou essa recomendação para 60 anos, ontem, 28.          

Profissionais de saúde
A dose de reforço, para o público-alvo contemplado neste momento, é recomendada para quem se vacinou com qualquer imunizante usado na campanha de vacinação. A preferência é pela utilização da Pfizer, no entanto, quando possível. O Ministério da Saúde também definiu um segundo grupo para receber a dose de reforço: profissionais de saúde.   

Próximo grupo com reforço
O grupo deverá receber a nova dose seis meses após o profissional ter completado o ciclo vacinal. Cá entre nós: com essas definições é só se planejar e não deixar a população ansiosa com a morosidade das decisões. Diante das novas etapas da campanha, o Ministério da Saúde tem reforçado ainda mais a necessidade de estados e municípios respeitarem as recomendações da pasta, pactuadas entre a União, Conselhos de secretários das diferentes esferas, previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Críticas pela desigualdade
A terceira dose da vacina nos EUA, Europa e Brasil é criticada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Não por questões científicas, mas por vieses humanitários. A entidade está preocupada que nesses países já se aplique a dose de reforço, enquanto em países africanos, por exemplo, nem a primeira dose foi aplicada, por falta de imunizantes. Na visão da OMS, não basta imunizar somente alguns países, o mundo todo precisa se vacinar para conter a pandemia e suas novas variantes. Debate complexo.

Protagonista
Com o ator friburguense Bernardo Dugin ao centro, saiu o pôster do filme Baile de Máscaras, dirigido por Iury Pinto. Bernardo Dugin dá vida a Miguel. A película é uma homenagem ao carnaval do Rio de Janeiro e retrata exatamente a ausência da folia nesse ano de pandemia. O trailer já está disponível na internet e cria muitas expectativas pela qualidade.

Nova Friburgo nas telonas
Por falar em cinema... Filmado em Nova Friburgo, “O Jardim Secreto de Mariana”, estreia nesta quinta, 30, nos cinemas de todo o Brasil. Já no trailer, disponível na internet e exibido em algumas salas de cinema, é possível perceber muitas paisagens comuns aos friburguenses. O jardim são as Trilhas do Araçari. Muitas cenas se passam em Salinas. Há também locações no Centro e em Conselheiro Paulino.

Grande produção
O filme de Sérgio Rezende explora o universo das flores e conta a história de João (Gustavo Vaz) e Mariana (Andreia Horta), um casal apaixonado que tem sua relação interrompida de maneira intempestiva. Cinco anos depois da separação abrupta, ele decide seguir seu instinto e parte numa longa jornada de bicicleta para tentar convencê-la de que o romance nunca deveria ter acabado. O amor, que ainda existe entre os dois, é então posto em xeque.

Mais dois
Outra produção quase toda filmada em Nova Friburgo que estreou esse ano nos cinemas foi “Missão Cupido”. Protagonizada por Isabella Santoni, Ágatha Moreira e Lucas Salles, a comédia tem direção de Rodrigo Bittencourt. O longa conta a história do rebelde anjo da guarda Miguel (Lucas Salles), que profetiza que sua protegida Rita (Isabella Santoni) jamais encontrará um amor. A estreia do longa acabou prejudicada pela pandemia. Logo, logo, estará nas plataformas de streeming.

Serra Ação
E vem mais ainda. Também filmado em Nova Friburgo, “Tia Virgínia” deve estrear em 2022. No elenco, Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso. Todas as três grandes produções se viabilizaram com o polo audiovisual local, com organização e importante apoio do Serra Ação. Uma cidade com três grandes filmes se passando nela, de fato, é para poucas. No entanto, esse trabalho está fortemente ameaçado. O polo teve metade da previsão de suas verbas cortadas pela Prefeitura.

Isenção vestibular UERJ
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) fecha amanhã, 30, o período para solicitar isenção de taxa do Vestibular 2022. As provas serão realizadas no dia 20 de fevereiro de 2022, em fase única. A isenção pode ser requerida por meio do site da Instituição. O resultado será liberado no dia 29 de outubro. Em Nova Friburgo, estão disponíveis os cursos de engenharia mecânica e engenharia da computação.

Palavreando
“Sou um escritor de poesias sem ser poeta. Cantarolo músicas no chuveiro, mas não sou cantor. Sou um homem simples que, como qualquer outro, murmura canções ao caminhar pelo parque e leva poemas debaixo do sovaco antes de comprar pão na padaria”.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.