Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

Há vários tipos de empanamento, o padrão é envolver o alimento em farinha de trigo, em ovos batidos e finalizar passando na farinha de rosca. Também é muito utilizada a massa semilíquida para proteger o alimento durante a cocção. O que mais conhecemos é o chamado à milanesa, que por sinal é muito saboroso e pode ser utilizado com várias proteínas: frango, carne, peixe, hambúrgueres, queijos, frios e até mesmo legumes e frutas. O acompanhamento ideal são saladas, purês e cremes de milho e arroz.

Leia mais

Comemos bastante grão – indiretamente, é claro. Afinal feijões, ervilhas, lentilhas, milho e muitos outros já fazem parte da nossa dieta do dia a dia. Aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, germe de trigo, gergelim estão entre os mais conhecidos e mais encontrados grãos integrais. Mas se estes grãos fazem tão bem para a saúde, por que não incluir em nossa alimentação? É claro que, aliado ao consumo desses alimentos, é fundamental a manutenção de um peso adequado, prática de atividade física regular e consumo moderado de gordura, evitando assim a ingestão excessiva também de calorias.

Leia mais

Estava pensando como uma fruta tão distante de nossa região poderia fazer tanto sucesso! E por que é tão admirado e os jovens adoram? É porque é muito bom. E é claro que logo surgiram as variações mais criativas e saborosas. O açaí é gostoso puro, no suco, sorvetes, polpa, em molhos, caldas, pães, bolos, pavês e o que mais nossa mente for capaz de criar. Puro como polpa, pode ter vários acompanhamentos: granola, aveia, caldas de chocolate, menta, caramelo, morango e muitos outros. O açaí possui propriedades antioxidantes, combate o colesterol ruim do corpo e melhora a circulação sanguínea.

Leia mais

Os dias frios de inverno são um convite e tanto para sobremesas quentes. E detalhe: todos ficam com água na boca só de pensar nelas. Afinal, sobremesas são bem-vindas em todas as ocasiões. São muitas as possibilidades: quentes com sorvetes, geladas com caldas quentes, frutas quentes, com bolos e cremes... Enfim, possibilidades infinitas! O difícil é ficar somente com algumas colheradas, pois, geralmente, elas nos abrem um apetite e tanto.  Então, vamos preparar algumas deliciosas sobremesas quentes e aproveitar esse inverno friburguense pra lá de gostoso e colocar a mão na massa?

Leia mais

Na última segunda-feira, 8, recebemos no gabinete do prefeito a miss Lauriane Sallin, da Suíça, e o presidente János Áder, da Hungria. Visitas ilustres e de suma importância para Nova Friburgo. Como recebê-los? O que servir? Sabem aquele velho ditado: menos é mais? Pois, é, foi exatamente o que fizemos! Frutas, dependendo da hora, são excelentes para servir de forma elegante e corriqueira. Saudáveis, bonitas e saborosas são ótimas opções, baratas, e quando misturadas com alguns ingredientes é sucesso garantido!

Leia mais

Muito bom poder participar desse momento histórico em nossa cidade. A tocha representa muito mais que pensamos! Depois do ocorrido em nossa cidade em 2011, o evento olímpico é suma importante pra nós friburguenses. Ficamos marcados em todo mundo pelo mar de lama de que nos cometeu e agora poderemos marcar presente como uma cidade recuperada. E não é só isso: a tocha atrai turista, que fomento os hotéis e nossa gastronomia, e deixa ainda uma bela imagem de nossa cidade. Que tudo ocorra bem nessas olimpíadas e que nós friburguenses e brasileiros tenhamos orgulho de nosso país!

Leia mais

É um privilégio morar na serra e ainda mais em Nova Friburgo! O frio agrega pessoas, reúne amigos, e o mais importante: faz-nos ter muito apetite! Nossa cidade, que por sinal, está lindíssima, favorece tudo de melhor: boa gastronomia, bom papo e bons vinhos. O inverno nos inspira a comunhões de boa mesa e cardápios deliciosos, nos faz ter mais animo para uma boa ida a um café jogar um pouco de conversa fora. Sem falar nos festivais... Esses fazem com que nossas almas fiquem cheias de poesia e encham nossos corações de felicidades! Quer coisa melhor que reunir gastronomia, arte e inverno!

Leia mais

As cerejeiras estão cada vez mais floridas, mesmo que, por muito pouco tempo. É um espetáculo único e extrema magia. Não hás quem não se deslumbre com tamanha beleza. Muitas são as razões para se dedicar tanto tempo apreciando esse evento! Clima, cor e gastronomia! O evento é uma realização da Colônia Japonesa, dia 17 a partir das 11 horas, no Sítio Matsuok Florância da Serra, a 4 km de Ceasa Conquista. Muitas atividades fazem partes desse evento: sorteios e demonstração de shiatsu, comidinhas típicas e charme e beleza.

Leia mais

Nossa cidade está passando por uma revolução em matéria de deliciais gastronômicas. São feiras com cervejas artesanais, Food Trucks, Mercados com todos os tipos de produtos... Enfim um verdadeiro festival de gustativo. Tudo isso enriquece o turismo, atraí um público jovem, gera emprego e principalmente: se conhece novos produtos e tendênciais. Nesse período de pré-inverno tudo tende a melhorar. São Festivais de Inverno com muita música e arte, Fevest, Festivais de Truta e Chocolate e muito mais.

Leia mais

Não podemos deixar de degustar umas boas palavras... As palavras alimentam a alma e enriquece a vida! Então vamos encher de poesia nossa manhã de sábado!

Poema - Sopa de Letrinhas

Sopa de letrinhas

Cebola, brócolis e espinafre!

Eu quero a minha

Temperada com salsinha!

Estou com fome,

Sentei-me à mesa pra comer

Serviu a sopa colorida

E conseguiu me surpreender!

As ideias vão fluindo

Um poema estrutural vou construindo.

Com a essência do poema brasileiro

Leia mais