Alzimar Andrade

Alzimar Andrade

Alzimar Andrade é Analista Judiciário do Tribunal de Justiça, Diretor Geral do Sind-Justiça e escreve todas as quintas-feiras sobre tudo aquilo que envolve a justiça e a injustiça, nos tribunais e na vida...

As eleições acabaram. E Friburgo continua. Assim como o Brasil, cambaleando, respirando por aparelhos, mas continua. Depois do longo período de políticos abraçando, beijando e fingindo simpatia por crianças que tentavam fugir desesperadamente, tudo voltou ao normal. Ou ao anormal, no caso do Brasil.

Leia mais

Existem várias regras que devem ser seguidas para um julgamento. A primeira delas é que o julgador seja justo. A segunda é que ele se atenha aos limites de sua competência. A terceira é que ele reconheça quando não possui a necessária isenção para julgar. Frequentemente magistrados ultrapassam uma ou outra dessas regras. Mas... e quando um ministro do Supremo ultrapassa todas ao mesmo tempo? Quem nos protege contra o Supremo?

Leia mais

Passada a olimpíada e à espera da paralimpíada, os brasileiros continuam em estado catatônico, anestesiados, inertes e em sono profundo em relação a tudo o que diz respeito à política, finanças, roubalheira, pouca vergonha, abandono da população, exclusão social... a tudo o que deveria ser prioridade, no país que prefere ser do futebol, da praia, da cerveja, das novelas, do BBB e agora também país olímpico.

Leia mais

A olimpíada Rio 2016 vai bem, obrigado. Bom, um ônibus com atletas foi atacado, um campeão do judô ficou com olho roxo em um assalto, mas, no geral, a olimpíada está indo bem. Aliás, muito bem para uma olimpíada que teve até Regina Casé na abertura.

O problema é o que acontece com o país enquanto nos distraímos com a olimpíada. É quando os políticos se aproveitam e, enquanto o torcedor torce, o governo distorce regras e prejudica a população.

Leia mais

Existem várias formas de se fazer justiça. A primeira que a história registra é o "olho por olho e dente por dente", pelo qual pagava-se o mesmo mal que se fazia. Funcionou durante muito tempo. Acabou sendo abandonada pela sociedade, em nome da civilidade.

Também havia  a "justiça divina", mas ambas foram sendo substituídas por sistemas em que homens decidem as vidas de outros homens em tribunais.

No Brasil, inovamos e criamos um sistema híbrido: a justiça dos homens, mas prestada por agentes divinos. Assim nasceram os nossos juízes.

Leia mais

Sonho com o dia em que a frase que dá título a esta crônica seja levada a sério por quem a  pronuncia. "Vambora" tem que ser "vambora" mesmo. Em definitivo. E pra sempre.

Desde que o governador em exercício Francisco Dornelles tentou fugir do seu cargo com esta frase que viralizou nas redes sociais, a população começou a entender que esta foi a única coisa sensata que ele disse em todo o seu (des)governo.

Mas não pra sair com o carro sorrateiramente, disfarçadamente, porque deve (e como deve) respostas e posturas decentes ao cidadão fluminense.

Leia mais

Caro MP (Caríssimo, se levarmos em conta a relação custo x benefício...)

Não deve ser de seu conhecimento, mas estamos vivendo uma crise sem precedentes aqui no estado. Crise financeira e, sobretudo, moral. Como o MP parece não acompanhar os últimos acontecimentos, vamos colocá-lo a par, em apertada síntese:

Leia mais

7 a 1. Não precisa de tradução. O futebol medíocre do Brasil levou uma surra inesquecível da Alemanha por este placar e descontou no coitado do Haiti, que consegue ser pior do que essa horrível seleção brasileira. Aliás, a vergonha deles deve ser muito maior por levar sete gols do Brasil do que os brasileiros sentiram ao perder de sete para a Alemanha, porque o Brasil enfrentou um time de verdade. Os haitianos, não.

Leia mais

Para desespero de muitos e preocupação do governo (e vice-versa), a Procuradoria Geral da República, a Polícia Federal, o MP e o Judiciário Federal têm na mira agora a alta cúpula do PMDB.       

Aliás, os líderes destas quadrilhas disfarçadas de partidos políticos deveriam ser os primeiros a serem presos, não só do PMDB, mas do PSDB, PT, PP... praticamente todos, já que no Brasil, via de regra, os partidos não representam ideologias, mas grupos diferentes que só se preocupam em se apossar do poder. E dos cofres. De qualquer jeito.

Leia mais

A historia todos já conhecem, porque a mídia repete há dias: uma menina de 16 anos teve um vídeo divulgado com imagens do que parece ser um estupro. Opa! "Parece" ser? Vejamos:

Leia mais