Witzel: "Se não tivéssemos nos antecipado, teríamos cinco mil casos"

Durante live, governador do Rio agradece a população por respeitar o isolamento social
quarta-feira, 01 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Witzel: "Se não tivéssemos nos antecipado, teríamos cinco mil casos"

O governador do Estado do Rio de Janeiro Wilson Witzel afirmou, durante live na noite da última terça-feira, 31 de março, que as medidas tomadas pelo Estado para o  enfrentamento à propagação do novo coronavírus estão dando resultado. Segundo Witzel, além do esforço do governo estadual, a colaboração da população tem sido fundamental para evitar um número maior de pessoas contaminadas.

“Se nós não tivéssemos tomado as medidas que tomamos, em vez de quase 700 casos confirmados, poderíamos estar hoje com cinco mil casos. Hoje, já temos mais de 700 casos e 60 pessoas internadas. Se tivéssemos cinco mil casos, seriam, pelo menos, 500 pessoas internadas e muito mais mortes. São estatísticas terríveis, mas reais. Se nós não estivéssemos fazendo o isolamento social, talvez hoje teríamos que escolher quem vive. O Estado do Rio de Janeiro está fazendo a sua parte junto com a população, que está colaborando”, ressaltou o governador.

Witzel reafirmou que vai continuar seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e que o Governo do Estado do Rio de Janeiro está implantando ações para ajudar a população carente durante a pandemia. “Sei que muitos estão deixando de ganhar dinheiro, de trabalhar, que os empresários estão com dificuldades. Mas sigo orientações da OMS, que diz que o isolamento social é a melhor forma de enfrentar o Covid-19 e cobrou dos governos, como no mundo inteiro está sendo feito, que o Governo Federal faça a parte dele e ajude os estados, os municípios e as empresas para que possamos superar essa crise, tanto na saúde quanto na economia. Cada um vai fazer a sua parte. Nós vamos ajudar as pessoas mais carentes com nosso mutirão humanitário. As contas poderão ser pagas depois. Tomamos medidas para que serviços essenciais como água, luz e telefone não sejam interrompidos por falta de pagamento”, disse.

O governador agradeceu ainda o esforço do Governo Federal, mas pediu agilidade na liberação de empréstimos para empresários, estados e municípios. “Os estados não têm recursos. Quem pode injetar dinheiro na economia é a União. Nós estamos vendo que o Governo Federal está trabalhando, mas precisamos de mais agilidade. Aqui no Estado do Rio continuo conversando com todos os prefeitos para que possamos juntos vencer essa crise. Eu estarei aqui trabalhando junto ao Governo Federal para obter os recursos necessários, que só ele tem. Nós temos reservas cambiais de mais de 50 bilhões de dólares. Temos fundos que têm recursos que podem chegar aos estados e precisamos de agilidade na votação no Congresso Nacional e com o Governo Federal trabalhando junto. Tenho certeza que com a união de todos vamos conseguir vencer essa crise”, afirmou. Witzel. A live pode ser conferida no link:https://www.facebook.com/GovWilsonWitzel/videos/698975130927943/

Gráfico na internet

O Governo do Estado do Rio lançou uma plataforma para que a população acompanhe informações, os casos confirmados, além de óbitos por município, faixa etária e gênero dos pacientes. As atualizações serão disponibilizadas diariamente  pelo link painel.saude.rj.gov.br.

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra