Witzel considera positiva as medidas de enfrentamento à pandemia

Em entrevista à TV, governador falou da investigação da PF e sobre hospitais de campanha
quinta-feira, 28 de maio de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Witzel considera positiva as medidas de enfrentamento à pandemia

Na manhã desta quarta-feira, 27, o governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, concedeu uma entrevista ao Bom dia Rio, da Rede Globo, para falar sobre a investigação da Polícia Federal e das polêmicas envolvendo os hospitais de campanha. Witzel também aproveitou a oportunidade para se defender das acusações e prometeu tomar providências contra os autores das denúncias. Ele classificou o episódio como “perseguição política”.

De acordo com a PF, ao cumprir um dos 12 mandados de busca e apreensão na manhã de terça-feira, 26, no escritório da primeira dama Helena Witzel, que é advogada, foram encontrados documentos de contratos do escritório onde ela trabalha com empresas que atendem o Governo do Estado, o que não é permitido por lei.

“Desconheço essa documentação. A Helena não tem nenhuma empresa que tenha contrato com o Estado. Era uma exigência dela que qualquer cliente apresentasse uma declaração sem vínculo com o Estado. Isso tudo será apresentado ainda essa semana. Tenho absoluta convicção de que isso é uma perseguição política. Eu vou tomar providências ao Senado e Conselho Nacional do Ministério Público, porque essa investigação – chegou ao meu conhecimento – partiu de dentro do gabinete do Procurador Geral da República, com conhecimento do presidente da República”, sustentou o governador. 

Troca na Secretaria estadual de Saúde 

Witzel também comentou sobre a saída do ex-secretário de saúde, Edmar Santos, que inclui agora uma comissão de notáveis que auxilia o Estado no enfrentamento à pandemia. O governador rechaçou que a permanência de Santos no governo tenha sido uma blindagem. “Em hipótese alguma, até porque, foro privilegiado não é garantia de impunidade”, negou Witzel que ressaltou a criação de leitos de Covid-19 como medidas para combate a pandemia. Witzel também explicou que o ex-secretário estava assoberbado e a criação da comissão possibilitou uma melhor organização no enfrentamento à doença.

“Nós inauguramos mais de 1.400 leitos desde o dia 15 de março. Quando decretei o lockdown no Estado não tínhamos nenhum leito de Covid-19. Podem visitar os hospitais. Estão longe de ser hospitais de campanha, são hospitais de alta complexidade. Eu vou pedir oficialmente o depoimento do Gabriel (ex subsecretário de saúde, que está preso) em que ele explica as razões pelas quais praticou esses atos. A secretaria ficou pequena para o problema que nós temos. O dr. Edmar estava se dividindo entre administrar a secretaria, verificar todos os fatos e acompanhar o que estava acontecendo com o empresariado, então ficou sobrecarregado. Com duas estruturas ficou mais fácil de trabalhar”, explicou Witzel.

Hospitais de Campanha 

Apesar das denúncias e dos adiamentos para o início das atividades de campanha, o governador faz uma avaliação positiva das medidas adotadas para combater o coronavírus no Estado. “Eu avalio como muito positivo. Estamos abrindo os hospitais de média e alta complexidade do Iabas, para atender esses pacientes”, completou. Perguntado se o Estado havia perdido o controle após a nota da organização social Iabas que dizia “A gente vai fazer, desde que eles (o Estado) nos deixem trabalhar”, Witzel foi taxativo. “Não perdeu (o governo) controle nenhum. Chamem o engenheiro do projeto para explicar a dificuldade de profissionais, de médicos. O mundo está vivendo a pandemia. A União tentou comprar mais de dez mil respiradores e não entregou nem 10%”, garantiu o governador. 

Indagado sobre como os hospitais de campanha bancados pela iniciativa privada foram abertos no prazo e os do Estado não, Witzel disse que a rede privada não estava sujeita a licitação. Os apresentadores então falaram que, devido a situação de emergência, o Estado também não necessitava de licitação para concluir a compra de equipamentos e profissionais. 

“Mas tem procedimentos para contratação emergencial. Não é algo que você vai na loja e compra. Estamos fazendo o máximo que podemos, vencendo todas as adversidades, com esses ataques políticos que estamos fazendo. E isso inibe nossa ação. Os estados estão sozinhos, junto com os municípios”, respondeu. Por fim, Witzel esclareceu sobre ter dado autorização para o Instituto Unir, que não estava habilitado a fechar contratos com o Estado, voltar a prestar serviços para o Estado. 

“Eu desafio qualquer jurista a pegar esse processo e constatar que eu cometi alguma irregularidade. O parecer dos procuradores do Estado são informativos. Eu tenho capacidade jurídica suficiente para tomar uma decisão e não ser injusto. Essa investigação do MP alega que essa decisão que eu dei tem suspeita de que ela (Instituto Unir) foi favorecida. É mentira”.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra