Véu das Noivas continua abandonado

Local foi durante muito tempo, um dos pontos turísticos do município
quinta-feira, 23 de março de 2023
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Doze anos depois de ter sido atingida pela tragédia da tempestade de 2011, a queda d’água do Véu das Noivas, em Furnas, no distrito de Conselheiro Paulino, que era um dos cartões-postais de Nova Friburgo, permanece desativada. Além disso, outro ponto negativo no local outrora procurado por turistas, é o abandono. Por lá sobram mato alto, muito lixo espalhado, calçadas quebradas e rachaduras aparentemente graves em algumas partes do mirante. Parte das muretas de proteção caiu e a escadaria que dava acesso a trilha que chegava à margem do Rio Bengalas foi tomada pela vegetação. O abandono do local tem sido motivo de queixas recorrentes de leitores do jornal à nossa redação. 

A queda d’água artificial possuía 90 metros de altura e era resultado do excesso de água de um canal que alimentava as máquinas da Usina do Catete. Em épocas de chuva, geralmente a cascata funcionava e, em períodos em que o nível do rio estava baixo, era desligada. Desde as fortes chuvas de janeiro de 2011, contudo, a cachoeira não foi mais acionada. Isso porque, o Véu das Noivas foi afetado pela tragédia, já que a estrutura de condução das águas que abasteciam o equipamento teria sido danificada pela queda de encostas próximo à usina. O canal de adução foi atingido, consequentemente, interrompendo a atividade da cachoeira.

Consequentemente, o movimento de turistas no local caiu consideravelmente, desde que a queda d’água artificial parou de funcionar. Quem visita o local contempla somente o paredão por onde caía a água e, claro, as árvores no entorno. Um restaurante que funciona no local também atrai alguns turistas e os quiosques que abrem aos fins de semana vendendo água de coco, caldo de cana e salgados. 

A famosa - e saudosa - queda d'água antes da tragédia de 2011 (Foto: Osmar Castro [In Memoriam])

Queda d’água poderá ser reativada

Conforme noticiado por A VOZ DA SERRA em janeiro deste ano, o Véu das Noivas pode voltar a jorrar. Visando conhecer os ambientes das antigas Usinas Xavier e do Catete que alimentava e gerava a Cascata do Véu das Noivas, a equipe do prefeito visitou tais localidades na época. 

“Temos nos esforçado e dedicado intensamente para resgatar e restaurar tudo o que sempre tivemos de bom e que nos conduzia ao status de grande protagonista no estado e no país. Neste sentido, temos buscado todos os meios possíveis, para que seja viabilizada a reativação da Cascata do Véu das Noivas”, disse o prefeito Johnny Maycon em uma postagem nas redes sociais.

“Acreditamos muito que estamos no caminho certo para que um dia consigamos a concretização deste sonho. Este é um tipo de projeto desafiador que enche o nosso coração de expectativas e somos impulsionados dia a dia em busca de possibilidades para realizá-lo. O que depender de nós, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que um dia celebremos o feito do retorno da Cascata do Véu das Noivas”, complementou.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: