Nesta quarta-feira, 30, às 19h, na Usina Cultural Energisa, será lançado o documentário ‘Viação Canela’, das jornalistas Luciana Thomaz e Carú Rezende. A estreia também acontecerá no canal do Youtube: @tudoebatuque, convidando o público a viver uma jornada sensível, potente e profundamente conectada com a natureza, a cultura local e as histórias de mulheres transformadas pela convivência com o Parque dos Três Picos, em Nova Friburgo, o maior do Estado do Rio de Janeiro.
Sobre a produção
(Foto: Divulgação)
Criado originalmente em 2004, o projeto retorna 20 anos depois em formato cinematográfico para explorar as interseções entre território, identidade e resistência feminina. “No início dos anos 2000, a ideia era criar oportunidades para viajar e exercitar todo o nosso potencial de produção. Era um ensaio para os ‘vlogs’ de hoje em dia. O ‘Viação Canela’ sempre teve o objetivo de informar através da vivência de um turismo sustentável, sempre colocando a comunidade local em primeiro plano”, ressalta a jornalista Luciana Thomaz, diretora do filme.
Com um olhar intimista, o documentário mergulha nas experiências de mulheres que vivem no entorno do parque – abrangendo os municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu – revelando como cultura, tradição e sustentabilidade se entrelaçam no cotidiano dessas comunidades. A obra propõe uma reflexão profunda sobre conservação ambiental, turismo ecológico e o papel das mulheres na construção de futuros mais justos e integrados com a terra.
"Estamos comprometidas com a preservação do meio ambiente e acreditamos que as verdadeiras protagonistas dessa transformação são as pessoas que tornam isso possível. Ao conhecer tantas mulheres dedicadas à história e à cultura do Parque Estadual dos Três Picos, fiquei profundamente encantada com seu empenho e paixão. O ‘Viação Canela’ surge como uma oportunidade única de resgatar não apenas o amor pela natureza, mas também a valorização da cultura local e a importância da comunicação na construção de um futuro mais sustentável”, afirma Carú Rezende, diretora de produção do projeto.
Apoio
O projeto é realizado pela Produtora Tudo é Batuque em parceria com a Feroz - Laboratório Criativo, com apoio cultural do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Parque Estadual dos Três Picos e patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
Deixe o seu comentário