Vai rolar: Super Copa SAF de 2024 terá primeira rodada neste domingo

Evento vai manter a tradição e a primeira rodada acontecerá no estádio Márcio Branco, no Stucky.
sábado, 22 de junho de 2024
por Vinicius Gastin, colunista de Esportes
São Pedro, atual campeão, busca o bicampeonato da Supercopa em 2024 (Foto: Divulgação)
São Pedro, atual campeão, busca o bicampeonato da Supercopa em 2024 (Foto: Divulgação)

A bola vai rolar para a maior competição de futebol amador de Nova Friburgo. A Super Copa SAF 2024 terá a sua primeira rodada realizada neste domingo, dia 23. Mantendo a tradição das edições anteriores, o pontapé inicial será dado no estádio Márcio Branco, em Stucky. Times tradicionais do futebol municipal e outros, em busca da consolidação, disputam o título mais cobiçado da modalidade.

Serão quatro partidas por final de semana, e a rodada inaugural já reserva encontros interessantes. Às 9h, o maior campeão da Supercopa, o Corujão, medirá forças com o Friburgo Sporting, equipe em ascensão no cenário friburguense. Na sequência, às 10h45, Nilo Martins e Barroso iniciam a caminhada em busca da inédita taça para ambos. Logo depois, às 12h45, o Unidos do Alto dá o primeiro passo para tentar o bicampeonato, diante do tradicional Amparo, que persegue o seu primeiro título. Fechando o domingo, às 14h45, o atual campeão, São Pedro, encara o sempre forte time do São Lourenço.

De acordo com o regulamento da Super Copa SAF os jogos acontecem em turno único e as equipes dos grupos atuam com as do outro chaveamento. A competição ainda vai contar com fase decisiva (semifinal e final). O grupo A contará com São Pedro, Corujão, Amparo e Nilo Martins. Por outro lado, a chave B terá os seguintes clubes: Barroso, Friburgo Sporting, São Lourenço e Unidos do Alto.

Sobre o evento

A Super Copa SAF de Futebol Amador 2024 foi idealizada pelo SAF Assistencial, sendo organizada pela Liga Nova Friburgo de Desportos, com coorganizacão da Secretaria Municipal de Esporte de Nova Friburgo. A competição conta com o patrocínio da empresa Tuti Fruti e o apoio da Mantoo.

Desde a primeira edição, em 2013, centenas de atletas, jovens e experientes, desfilam o seu talento pelos quatro cantos do município, incentivando o setor esportivo e também contribuindo para as economias dos locais que receberam as rodadas. O resgate do futebol amador e a contribuição para a melhoria das praças esportivas de Nova Friburgo, objetivos da competição, são reforçados a cada edição.

Até a criação da Supercopa SAF, cada bairro, distrito ou localidade realizava o próprio torneio, sem a integração característica dos antigos tempos do esporte na cidade. A ideia foi apresentada e aceita pelo patrocinador que dá nome à competição. Cada rodada acontece em uma sede diferente, mas a primeira rodada e a decisão sempre acontecem no estádio Márcio Branco, no Stucky.

Em 2023, o São Pedro se sagrou campeão, após vencer o São Luiz na disputa de penalidades.

O Corujão, de Olaria, é o maior vencedor da história da competição, com três conquistas.

E o Vargem Alta possui dois títulos, enquanto Unidos do Alto, Estrela do Mar e São Pedro levaram uma taça cada.

A tabela da Primeira Fase:

1ª RODADA - Domingo (23 de junho)

Local: Estádio Márcio Branco (Stucky)

9h - Friburgo Sporting x Corujão

10h45 - Nilo Martins x Barroso                    

12h45 - Unidos do Alto x Amparo

14h45 - São Pedro x São Lourenço           

2ª RODADA - Domingo (30 de junho)

Local: Estádio Guilherme Gripp (Amparo)

9h - Unidos do Alto x São Pedro

10h45 - Nilo Martins x Friburgo Sporting

12h45 - Corujão x São Lourenço

14h45 - Amparo x Barroso

3ª RODADA - Domingo (07 de julho)

Local: Estádio João Mendes da Silva (São Pedro)

9h - São Lourenço x Nilo Martins

10h45 - Corujão x Unidos do Alto

12h45 - Amparo x Friburgo Sporting

14h45 - São Pedro x Barroso

4ª RODADA - Domingo (14 de julho)

Local: Estádio Manoel Cabral Sobrinho (São Lourenço)

9h - Friburgo Sporting x São Pedro

10h45 - Barroso x Corujão

12h45 - Nilo Martins x Unidos do Alto

14h45 - São Lourenço x Amparo

Vai começar

Com início na próxima semana, JEMF tem os detalhes definidos

O Conselho Técnico dos Jogos Escolares Municipais Friburguenses (JEMF) 2024 foi definido e divulgado. O documento elenca as 18 escolas participantes, lista as modalidades e categorias que estarão em disputa, além de apresentar os principais pontos do regulamento da competição. A abertura dos Jogos será na próxima segunda-feira, 24, a partir das 8h, no Ginásio Helena Deccache, do Friburguense. No dia da abertura e na terça-feira, 25, os jogos serão disputados no local.

Já na quarta, quinta e sexta-feira (26, 27 e 28), as disputas ocorrem no Ginásio Poliesportivo José Pereira da Silva, em Duas Pedras. Os jogos são sempre no período da manhã, entre 8h e 13h. Nesta edição dos JEMF haverá disputas de atletismo 100 metros rasos e 400 metros rasos (sub-11, sub-13 e sub-15, masculino e feminino); arremesso de basquete (sub-11 [equipes mistas] e sub-13 [masculino e feminino]); cabo de guerra (sub-11 [equipes mistas] e sub-13 [masculino e feminino]); futsal (sub-11, sub-13 e sub-15, masculino e feminino); e xadrez (sub-11, sub-13 e sub-15, masculino e feminino).

Também serão realizadas atividades adaptadas para alunos com necessidades educativas especiais, divididos por graus de comprometimento e dificuldades. As 18 escolas participantes dos JEMF são: Ceffa Rei Alberto I; Ceffa Flores de Nova Friburgo; Odette Penna Muniz; Patrícia Jonas Sant'Anna; Honório Tardin; Monsenhor José Antônio Teixeira; Cypriano Mendes da Veiga; Dante Magliano; Jardel Hottz; Juscelino Kubitscheck de Oliveira; Maximilian Falck; Padre Rafael; Ruy Sanglard; Santa Paula Frassinetti; Tiradentes; Umbelina Breder de Queiroz; Vevey La Jolie e Iza Saippa Ranucci.

Foto da galeria
Mantendo a tradição, estádio Márcio Branco, em Stucky, recebe a primeira rodada (Foto: Divulgação)
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: