Vai para os blocos de carnaval com o celular? É preciso tomar cuidados

Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), só em 2018 foram registradas no Estado 26.546 ocorrências de roubo e 15.717 casos de furto
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O carnaval é motivo de diversão para muitos brasileiros, com muitos blocos, desfiles, amigos reunidos e muita animação. Porém, toda atenção é pouca, pois nesse período, o número de assaltos também cresce, devido ao fato de muitas pessoas estarem distraídas, em meio a aglomerações, o que facilita o furto de aparelhos celulares e outros pertences. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), só em 2018 foram registradas no Estado do Rio de Janeiro 26.546 ocorrências de roubo e 15.717 casos de furto. 

Se o folião tiver o celular furtado, alguns procedimentos precisam ser feitos. O primeiro é entrar em contato com a operadora para bloquear o Imei (número de série) do aparelho e, em seguida, registrar um boletim de ocorrência. Se não houver violência, ele pode ser feito online. Caso seja possível, localizar o aparelho pelo sistema operacional. Vale também apagar os dados do telefone remotamente. 

Outras dicas são essenciais, como não deixar o smartphone à mostra e somente usar o celular caso realmente for necessário, e fazer isso rapidamente. Se precisar usá-lo por mais tempo, entre em um estabelecimento comercial; se for possível, deixe o smartphone em casa; guarde seu smartphone em pochetes ou doleiras por dentro da roupa, se não tiver esses acessórios, o bolso da frente é sempre mais seguro que o de trás; os ladrões costumam dar esbarrões e empurrões para agir, se possível, mantenha uma distância segura das outras pessoas e fique atento a atitudes suspeitas; metrô, trens e ônibus costumam ficar mais cheios durante a época de carnaval e pessoas mal intencionadas também costumam se aproveitar para furtar celulares, não se esqueça de deixar bolsas e mochilas à frente do corpo. 

Também é possível investir em um seguro para celulares, contratando um plano por um período de dois meses, por exemplo. Algumas empresas contam com plataformas que oferecem a opção de pausar e retomar o serviço a qualquer momento, sem custos adicionais.

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra