O carnaval é motivo de diversão para muitos brasileiros, com muitos blocos, desfiles, amigos reunidos e muita animação. Porém, toda atenção é pouca, pois nesse período, o número de assaltos também cresce, devido ao fato de muitas pessoas estarem distraídas, em meio a aglomerações, o que facilita o furto de aparelhos celulares e outros pertences. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), só em 2018 foram registradas no Estado do Rio de Janeiro 26.546 ocorrências de roubo e 15.717 casos de furto.
Se o folião tiver o celular furtado, alguns procedimentos precisam ser feitos. O primeiro é entrar em contato com a operadora para bloquear o Imei (número de série) do aparelho e, em seguida, registrar um boletim de ocorrência. Se não houver violência, ele pode ser feito online. Caso seja possível, localizar o aparelho pelo sistema operacional. Vale também apagar os dados do telefone remotamente.
Outras dicas são essenciais, como não deixar o smartphone à mostra e somente usar o celular caso realmente for necessário, e fazer isso rapidamente. Se precisar usá-lo por mais tempo, entre em um estabelecimento comercial; se for possível, deixe o smartphone em casa; guarde seu smartphone em pochetes ou doleiras por dentro da roupa, se não tiver esses acessórios, o bolso da frente é sempre mais seguro que o de trás; os ladrões costumam dar esbarrões e empurrões para agir, se possível, mantenha uma distância segura das outras pessoas e fique atento a atitudes suspeitas; metrô, trens e ônibus costumam ficar mais cheios durante a época de carnaval e pessoas mal intencionadas também costumam se aproveitar para furtar celulares, não se esqueça de deixar bolsas e mochilas à frente do corpo.
Também é possível investir em um seguro para celulares, contratando um plano por um período de dois meses, por exemplo. Algumas empresas contam com plataformas que oferecem a opção de pausar e retomar o serviço a qualquer momento, sem custos adicionais.
Deixe o seu comentário