Os friburguenses têm mais uma oportunidade de se imunizar contra o sarampo, que já tem 17 casos confirmados no município. Desde a tarde desta quinta-feira, 12, está baseado na Praça Dermeval Barbosa Moreira o Ônibus da Saúde, do governo do estado, que oferece doses da vacina contra a doença.
A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA esteve no local nos dois dias de vacinação e constatou uma grande adesão da população - já que as filas estavam bem grandes, mesmo com o atendimento relativamente rápido.
Na quinta-feira, 12, o horário de término estava previsto às 20h, porém, devido ao grande número de pessoas, um dos integrantes da equipe de vacinação relatou que as vacinas foram aplicadas até a meia-noite.
Nesta sexta-feira, 13, por volta das 10h15, a primeira pessoa que estava na fila para ser vacinada disse ter chegado à praça às 8h20 - logo, a espera pela manhã era de aproximadamente duas horas em média. A vacinação no Ônibus da Saúde é uma iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.
A SES informou que já foram imunizadas no Estado do Rio desde o início da campanha de vacinação contra o sarampo um milhão de pessoas, o que representa apenas um terço da meta de três milhões de fluminenses. Em campanha contra a doença desde 13 de janeiro, a SES tem mobilizado os 92 municípios do Estado para convocar a população a se vacinar e já promoveu dois Dias D – o último, no sábado passado, 7, priorizando crianças a partir de seis meses, jovens e adultos até 59 anos. A campanha nacional de vacinação terminou nesta sexta-feira, 13, mas as doses continuarão sendo disponibilizadas nos postos de saúde, das 9h às 16h, seguindo o calendário de rotina de vacinação.
Casos confirmados
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo divulgou na última quarta-feira, 11, os números atualizados dos casos de sarampo. O bairro Catarcione é o que reúne mais casos até o momento: três. Os registros compreendem o período de janeiro até o último dia 10. Ainda de acordo com o novo boletim, Friburgo tem 74 casos suspeitos, sendo 17 confirmados, três descartados e 54 em investigação epidemiológica e/ou laboratorial.
Casos por bairros: Bela Vista, 2; Cascatinha, 1; Centro, 2; Catarcione, 3; Cônego, 2; Conselheiro Paulino, 1; Cordoeira, 1; Jardim Ouro Preto, 1; Olaria, 1; São Geraldo, 1; Varginha, 2. Casos confirmados por faixa etária: De 10 a 19 anos, 2; de 20 a 29 anos, 9; de 30 a 39 anos, 5; de 40 a 49 anos, 1. Casos confirmados por sexo: Masculino, 10; Feminino, 7.
A iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com a prefeitura friburguense. Vale frisar que para se vacinar é necessário levar a caderneta de vacinação (cartão do SUS) para que os profissionais avaliem a necessidade.
Senhas nos postos
É importante lembrar que a vacinação nos postos de saúde da cidade estão sendo oferecidas mediante senha, distribuídas de segunda a sexta, a partir das 8h e a vacina é aplicada das 9h às 16h.
*Estagiário Thiago Lima com supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário