Vacinação contra a Covid. Ministério da Saúde anuncia mudanças no calendário

Entre as novidades, a oferta de duas doses por ano para maiores de 60
sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira, 13, as novas diretrizes para a vacinação contra a Covid-19 em 2025, com a inclusão de mais uma vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A vacina Covovax, desenvolvida pela farmacêutica Novavax, passa a fazer parte da rotina de imunização dos brasileiros a partir do próximo ano. A atualização das orientações foi enviada aos governos dos estados e o Distrito Federal, com o detalhamento de grupos prioritários e os intervalos entre as doses. Agora a recomendação inclui a vacinação contra a Covid-19 no calendário de gestantes e idosos.

A partir de 2025, as gestantes deverão ser vacinadas com uma dose a cada gestação, enquanto os idosos com 60 anos ou mais receberão uma dose a cada seis meses. Antes, esses grupos eram considerados prioritários, mas agora a vacinação para eles passa a ser parte da rotina. Veja grupos e orientação de doses:

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos: até três doses, dependendo do esquema vacinal;
  • Gestantes: uma dose a cada gestação;
  • Idosos (60 anos ou mais): uma dose a cada seis meses;
  • Imunocomprometidos: uma dose a cada seis meses;
  • Outros grupos prioritários: uma dose a cada ano;             

*Demais grupos prioritários: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

Vacinas em uso no PNI

As três vacinas em uso no Brasil são:

  • Pfizer adulto e pediátrica (vacina mRNA)
  • Moderna (vacina mRNA)
  • Covovax (vacina recombinante)

Diferentemente das vacinas de mRNA, a Covovax é uma adjuvante proteica (um adjuvante é um ingrediente usado para fortalecer a resposta imune). Enquanto outras vacinas enganam as células do corpo para criar partes do vírus que podem desencadear o sistema imune, a Covovax estimula o sistema imune a produzir anticorpos e respostas imunes de células T. 

A Covovax foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro, após solicitação da Zalika Farmacêutica (representante do Instituto Serum no Brasil). Ela é indicada para imunização de adultos e crianças acima de 12 anos de idade. (Fonte: Agência Brasil

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: