Vacina contra o HPV e meningite tem faixa etária ampliada

Doses podem ser tomadas nas salas de vacinação dos postos da cidade e nas ações de vacinação itinerante
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Unsplash)
(Foto: Unsplash)

O Ministério da Saúde ampliou as idades do público alvo das vacinas contra HPV (Papilomavírus Humano) e meningite. A HPV teve a faixa etária ampliada nos meninos. Anteriormente, apenas os adolescentes entre 11 e 14 anos podiam tomar a dose. Agora, a partir dos 9 até os 14, os garotos poderão receber a vacina. Essa idade já era praticada para aplicação nas meninas. Já a vacina meningocócica ACWY, que protege contra a meningite, foi estendida, de forma temporária, para os adolescentes entre 11 e 14 anos. Antes, a imunização contemplava apenas 11 e 12 anos.

Os adolescentes podem receber suas doses em todas as salas de vacinação dos postos de saúde de Nova Friburgo. No posto Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, e Tunney Kassuga, no bairro Olaria, a imunização acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. No posto Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino; no José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, e no Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As doses também estão sendo oferecidas nas ações de vacinação itinerante.

A vacina contra meningite está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023, adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe. A indicação é tomar uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal. A faixa etária com maior risco de adoecimento são as crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

Pesquisas apontam que as vacinas meningocócicas demonstram uma resposta imune mais robusta nos adolescentes, com persistência de anticorpos protetores por um prolongado período. Essas evidências embasaram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) a incluir no Calendário Nacional de Imunizações a administração de doses de reforço com as vacinas meningocócicas conjugadas na adolescência.

No caso do HPV, a ampliação incluiu meninos de 9 e 10 anos. Com isso, a vacinação passa a ser para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo. A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe.

A vacina que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi incorporada de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014. É estimado que o Brasil tenha de nove a dez milhões de infectados pelo Papiloma Vírus Humano e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam. Cerca de 105 milhões de pessoas são positivas para o HPV 16 ou 18 no mundo. (Fonte: Ministério da Saúde)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: