Vacina contra a meningite já está disponível nos postos de saúde

Doses para o combate à gripe agora integram o calendário de rotina
segunda-feira, 08 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Vacina contra a meningite já está disponível nos postos de saúde

Nesta terça-feira, 9, é celebrado no Brasil o Dia da Imunização. O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter a vacinação para combater inúmeras doenças e diminuir a probabilidade de contrair diversas enfermidades. As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios vírus causadores das doenças, mas em estado inativo. Quando entra em contato com o organismo, o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. Assim, quando a pessoa é exposta aos vírus ativos de determinada doença, o corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação. A primeira vacina de imunização foi criada em 1796 pelo médico britânico Edward Jenner, que descobriu como proteger as pessoas expostas ao vírus da varíola. 

Vacina contra a meningite 

A vacina contra a meningite está disponível na rede pública de Saúde de Nova Friburgo desde esta segunda-feira, 8. Em princípio, as doses da vacina estão sendo aplicadas nos postos de saúde Tunney Kassuga (Olaria) e Sylvio Henrique Braune (Suspiro), das 8h às 17h e na unidade básica de José Copertino Nogueira (São Geraldo) às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h. É importante lembrar que é necessário portar o cartão nacional de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Com a introdução da vacina meningocócica (ACWY) conjugada para adolescentes, haverá mudança da faixa etária, que passa a ser de 11 e 12 anos. Até então, a aplicação era em adolescentes de até 14 anos para a vacina meningocócica C conjugada, que agora passa a ser aplicada somente em crianças menores de 5 anos. 

A meningite é o processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, entre outros agentes infecciosos. Em geral, o quadro clínico é grave, por isso no momento em que alguém achar que pode estar com sintomas de meningite deve procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Gripe

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 continua em Nova Friburgo porém, agora, é realizada juntamente com as vacinas de rotina. Para se imunizarem contra a Influenza, as pessoas devem dirigir-se às unidades de saúde que realizam a vacinação:  Tunney kassuga (Olaria) e Sylvio Henrique Braune (Suspiro), de segunda a sexta das 8h às 17h. Já a unidade José Copertino Nogueira (São Geraldo)  funciona às terças e quintas das 8h às 17h. Todos os públicos-alvo da vacinação contra H1N1 continuam sendo imunizados porém, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, destaca a importância nessa terceira etapa da campanha. 

Enquanto na fase destinada aos idosos e aos trabalhadores de saúde foi ultrapassada a meta de imunização, a meta de gestante e de crianças menores de 6 anos ainda não foi alcançada. Foram aplicadas mais de 48 mil doses em idosos, 5.785 doses em trabalhadores de saúde, enquanto em gestantes alcançou 73% do público e crianças apenas 36%.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: vacina | saúde