Nesta terça-feira, 9, é celebrado no Brasil o Dia da Imunização. O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter a vacinação para combater inúmeras doenças e diminuir a probabilidade de contrair diversas enfermidades. As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios vírus causadores das doenças, mas em estado inativo. Quando entra em contato com o organismo, o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. Assim, quando a pessoa é exposta aos vírus ativos de determinada doença, o corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação. A primeira vacina de imunização foi criada em 1796 pelo médico britânico Edward Jenner, que descobriu como proteger as pessoas expostas ao vírus da varíola.
Vacina contra a meningite
A vacina contra a meningite está disponível na rede pública de Saúde de Nova Friburgo desde esta segunda-feira, 8. Em princípio, as doses da vacina estão sendo aplicadas nos postos de saúde Tunney Kassuga (Olaria) e Sylvio Henrique Braune (Suspiro), das 8h às 17h e na unidade básica de José Copertino Nogueira (São Geraldo) às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h. É importante lembrar que é necessário portar o cartão nacional de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a introdução da vacina meningocócica (ACWY) conjugada para adolescentes, haverá mudança da faixa etária, que passa a ser de 11 e 12 anos. Até então, a aplicação era em adolescentes de até 14 anos para a vacina meningocócica C conjugada, que agora passa a ser aplicada somente em crianças menores de 5 anos.
A meningite é o processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, entre outros agentes infecciosos. Em geral, o quadro clínico é grave, por isso no momento em que alguém achar que pode estar com sintomas de meningite deve procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Gripe
A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 continua em Nova Friburgo porém, agora, é realizada juntamente com as vacinas de rotina. Para se imunizarem contra a Influenza, as pessoas devem dirigir-se às unidades de saúde que realizam a vacinação: Tunney kassuga (Olaria) e Sylvio Henrique Braune (Suspiro), de segunda a sexta das 8h às 17h. Já a unidade José Copertino Nogueira (São Geraldo) funciona às terças e quintas das 8h às 17h. Todos os públicos-alvo da vacinação contra H1N1 continuam sendo imunizados porém, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, destaca a importância nessa terceira etapa da campanha.
Enquanto na fase destinada aos idosos e aos trabalhadores de saúde foi ultrapassada a meta de imunização, a meta de gestante e de crianças menores de 6 anos ainda não foi alcançada. Foram aplicadas mais de 48 mil doses em idosos, 5.785 doses em trabalhadores de saúde, enquanto em gestantes alcançou 73% do público e crianças apenas 36%.
Deixe o seu comentário